O que significa dormir se abraçando?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Abraçar um travesseiro proporciona conforto emocional durante o sono. Se você dorme nessa posição, talvez seja uma dessas pessoas que valorizam os vínculos afetivos, especialmente entre os seus familiares.

Geralmente, as pessoas que dormem nessa posição estão tentando se proteger de algo. Essa posição clama por proteção e carinho.

Sim, como você passa a noite deitada entrega coisas bem interessantes de suas características pessoais. “Posições de dormir refletem o subconsciente, então refletem suas emoções e o que está acontecendo lá dentro de você”, explica Lillian Glass, especialista em linguagem corporal, de Beverly Hills, na Califórnia (EUA).

É científico: quando mantemos contato físico elevamos os níveis de oxitocina, substância produzida no cérebro e que estimula sentimentos de empatia, confiança e redução da ansiedade. Portanto, quando dormimos com a criatura amada, a oxitocina é liberada, promovendo calma e sensação de proteção.

Mas, além da sensação de prazer, descansar aconchegado no parceiro pode trazer diversos benefícios à saúde, segundo estudos. Pesquisadores de Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, descobriram que dormir ao lado do parceiro diminui o nível de cortisol (hormônio do estresse) no sangue.

Um estudo sobre as posições de sono mais comuns entre casais revelou que a posição de dormir de costas sem tocar o outro, chamada "liberdade", é a mais popular entre os casais, com 27%.

Segundo psicólogos e especialistas em cognição e linguagem, a posição em que os casais dormem revela muito sobre o momento pelo qual eles estão passando. Isso ocorre porque, mesmo com a variação da linguagem corporal, o modo como eles se acomodam na cama pode ser um reflexo de alguma situação.

Quando o casal dorme de costas, mas mantém contato durante a noite, tende a significar um certo amadurecimento emocional, em que os dois sabem respeitar a liberdade de cada um. Segundo a pesquisa, 42% dos casais dormem de costas um para o outro, 31% permanecem virados para o mesmo lado e só 4% ficam de rosto colado.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

Jamais cubra a cabeça ao dormir
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de gás carbônico durante a respiração. Isso reduz a quantidade de oxigênio, o que pode causar danos ao cérebro.

Para tentar agradar aos dois, um pode se deitar praticamente de barriga para baixo, com um travesseiro sob a barriga, assim, evitará que as costas seja pressionada. O outro terá que se colocar de lado e bastará passar o braço pelo corpo do outro, num abraço.

Aplique pressão profunda levemente atrás do maior osso da perna, massageando com movimentos circulares ou para cima e para baixo por quatro a cinco segundos. Além de ajudar com insônia, a simulação desse ponto de pressão também pode ajudar com distúrbios pélvicos e cólicas menstruais.

Proteja o mozão com a Conchinha Protetora.
Aqui, quem fica do lado de fora deita de lado, e quem fica do lado de dentro também deita de lado e põe as costas na barriga de quem está atrás. Depois, fica em posição “fetal”, ou seja, encolhidinho.

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

A sintonia do casal vai além do que se pode imaginar! Estudos revelam que casais que dormem juntos podem ter uma melhor qualidade do sono. Dormir acompanhado aumenta a fase REM, o estágio mais profundo do sono, o que traz inúmeros benefícios à saúde.