O que significa dormir com as mãos cruzadas?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

Cruzar os braços sobre o corpo durante o sono significa que a pessoa está na defensiva, tentando se proteger de alguma coisa. Quanto mais cruzados estiverem os braços, maior a tensão, especialmente se as mãos estiverem fechadas. É sinal de tranquilidade e boa disposição.

Muito mais do que interferir na qualidade do sono, a posição em que dormimos reflete diretamente na saúde como um todo. Dores nas costas e no pescoço, apneia do sono, problemas circulatórios e, até mesmo pesadelos, podem ser consequências de escolher a posição errada para dormir.

Psicologicamente, pernas ou braços cruzados demonstram que uma pessoa está mental, emocional e fisicamente bloqueadas sobre o que está na frente delas. Não é intencional, por isso não é tão revelador.

Abraçando um travesseiro ou objeto: Muitas pessoas precisam dormir abraçadas com algo – travesseiro ou bichinho de pelúcia – para descansar, mas isso não significa que sejam inseguras, pelo contrário, essa postura mostra uma pessoa confiante e boa para o diálogo.

Jamais cubra a cabeça ao dormir
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de gás carbônico durante a respiração. Isso reduz a quantidade de oxigênio, o que pode causar danos ao cérebro.

Dormir com os braços para cima
É importante sempre deixar os braços soltos ao longo do corpo para evitar dores nessa região. Quando se dorme com um braço esticado em cima da cabeça, é comum se acordar com dor no ombro, tendinite ou bursite.

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

Mãos fechadas ou cerradas indicam irritação, zanga ou nervosismo.

Dormir de bruços (de barriga para baixo): é a posição menos indicada para dormir. Deitando dessa maneira, a coluna fica torta, pois é preciso virar o pescoço para poder respirar.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Dormir com o travesseiro entre as pernas te traz os seguintes benefícios: – Alinhamento da coluna: o travesseiro entre as pernas evita que o quadril gire, mantendo a coluna alinhada e o corpo mais relaxado.

Quando deitar na cama role cuidadosamente sobre o estômago – em inglês, dormir de bruços é uma posição geralmente conhecida como stomach (estômago) sleeping position; Use um travesseiro fino sob os quadris e o abdômen. Ele vai deixar a coluna mais uniforme e aliviar a pressão.

Se dormir de barriga para cima com uma perna levantada e dobrada (formando um triângulo) significa que é uma pessoa imprevisível, aventureira e que pode mudar rapidamente de humor. Por outro lado, se dormir com os braços acima da cabeça, é um "admirador de estrela".

Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.

De costas
Engana-se ao dizer que dormir de costas um para o outro é sinônimo de briga! Pelo contrário, essa posição diz muito sobre o casal, principalmente que ambos estão seguros com a presença um do outro. Ainda, essa demonstração vale também para o casal que dorme de costas mas encostados.

Ao dormir com o cabelo molhado, há um aumento do atrito entre os fios e o travesseiro. Esse atrito causa abrasão e desgate da superfície do fio. Por isso, dormir com o cabelo molhado aumenta as chances de danos e quebra dos fios.

O travesseiro deve apoiar a cabeça em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90° no pescoço. Não há problemas em trocar o modelo do travesseiro repentinamente.