O que significa dormir com a mão fechada?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Apertar os punhos enquanto se dorme costuma ser um sinal de nervosismo, ansiedade generalizada, ou confusão. Isto pode ser evidenciado no facto de que algumas pessoas têm tendência a apertar os punhos quando reagem a algum problema.

“Dormir com o braço esticado em cima da cabeça pode fazê-lo acordar com dor no ombro, bursite ou tendinite… Isso é um reflexo de um travesseiro muito baixo”, reflete Podgaeti.

Abraçando um travesseiro ou objeto: Muitas pessoas precisam dormir abraçadas com algo – travesseiro ou bichinho de pelúcia – para descansar, mas isso não significa que sejam inseguras, pelo contrário, essa postura mostra uma pessoa confiante e boa para o diálogo.

Síndrome do canal cárpico
A dormência nas mãos durante a noite é frequente em doentes com síndrome do canal do carpo, assim como acordar com as mãos dormentes.

Quando dormimos de braços e mãos, há falta de fluxo sanguíneo. Além de estar paralisada, a mão está gelada, o que significa que a irrigação não estava chega corretamente. Quando sacudimos com a outra mão, o sangue começa a regar a área novamente e o braço retorna ao seu ser.

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

De costas e se tocando
Casais que dormem nessa posição mostram que respeitam o espaço individual, mas sem perder o contato entre os corpos. Em geral, são dinâmicos e levam uma vida independente, mas a relação é estável e saudável.

Geralmente, as pessoas que dormem nessa posição estão tentando se proteger de algo. Essa posição clama por proteção e carinho.

Dormir com os joelhos dobrados
A coluna pode ser prejudicada, uma vez que ela não está alinhada da forma correta. Outros problemas dessa posição é que a musculatura cervical se intensifica e, ainda, prejudica a respiração, pois os pulmões não conseguem expandir, o que impede de se inspirar de modo profundo.

"Ficar com as pernas para cima melhora a circulação", diz. Segundo ela, a posição reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, o que facilita o relaxamento. Funções cognitivas, como memória e atenção, também são beneficiadas com a dormida provisória.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

O travesseiro desempenha um papel importante nas noites de sono, sendo fundamental para manter a coluna alinhada ao tronco de forma confortável. Além disso, ao preencher completamente o espaço entre a cabeça e o colchão, o travesseiro ideal evita dores nas costas e musculares ao despertar.

O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. Devemos sempre orar a Deus, pois por meio da oração pode-se dizer que passamos por um “banho” espiritual, somos muitas vezes limpos de mágoas, tristezas e pecados e assim podemos repousar em paz.

Dormência nas mãos também pode ser causada por outras condições médicas, incluindo: Infecções, como por herpes zoster, HIV, hanseníase, sífilis, citomegalovírus, Epstein-Barr ou tuberculose. Pressão nos nervos periféricos do braço, devido a tumores ou tecido cicatricial.