O que significa documento com reserva?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Através dessa modalidade, o vendedor não transfere a propriedade por completo. Ele mantém direito ao domínio do veículo, ficando o comprador com direito de uso e posse, até que o contrato seja finalizado. Apenas então a transferência do veículo poderá ser concluída.

A venda com reserva de domínio está prevista no Código Civil, Lei 10.406/2002, e, por esta modalidade, o vendedor de coisa móvel pode reservar para si a propriedade do bem até que o preço esteja integralmente pago pelo comprador.

É um empréstimo com prestação fixa, onde o comprador pode antecipar as parcelas finais, para ter abatimento dos juros proporcionais. Nesse caso, o veículo é dado como garantia do pagamento e pode ser recuperado em caso de inadimplência.

Uma reserva de domínio é mais uma das maneiras de se comprar um veículo a prazo. A negociação é realizada entre duas partes, mas sem o envolvimento de uma instituição financeira. Apenas com um contrato. Através dessa modalidade, o vendedor não transfere a propriedade por completo.

Em primeiro lugar, no caso da alienação fiduciária, a restrição do veículo e a retirada da observação do documento é feita com a quitação do financiamento. Ou seja, para dar baixa no termo, é necessário quitar todas as dívidas do veículo, o que inclui IPVA, multas e seguro obrigatório.

Ressalva ou restrição quanto a algo ou alguém; CAUTELA: Trate com reserva essa informação; ela é confidencial.

COMBUSTÍVEL NA RESERVA NÃO GERA MULTA
Ao mesmo tempo, há pessoas que afirmam que esse hábito é sujeito à multa. Porém, não existe problema em dirigir com o tanque na reserva. O que é passível de penalização é a pane seca, porque ela provoca congestionamento e coloca em risco a vida de motoristas e passageiros.

Uma reserva é acima de tudo uma demonstração de intenção da compra ou, até, do arrendamento de um imóvel. É acompanhada por um valor simbólico, comprovativo da intenção do comprador e funciona como um “bloqueador” temporário para novas visitas à casa, de forma a que não perca a casa que tanto procurava.

Pode vender o veículo com Reserva de Domínio ? Normalmente para realizar a transferência do veículo para uma terceira pessoa os DETRANS solicitam o termo de quitação assinada pelo vendedor. Caso esse termo não tenha sido assinado pelo vendedor ou contrato ainda possuir prestações pedentes.

Para saber se o veículo tem reserva de domínio, você pode fazer a consulta do veículo no Detran ou fazer alguma das consultas do site da Olho no Carro.

Quando existir uma restrição financeira (alienação fiduciária, reserva de domínio e arrendamento), a transferência do veículo para outro proprietário fica impedida, prevenindo que o bem seja vendido ou alienado a outros até a liquidação do contrato e a baixa do gravame.

Para saber se o veículo está quitado, você pode fazer a consulta da situação pelo site do Detran do seu estado ou então a consulta da Olho no Carro só pela placa. É importante lembrar que, para fazer a consulta do Detran, você deverá informar o número da placa e do Renavam ou até mesmo do chassi do veículo.

Geralmente é possível dirigir pelo menos dez quilômetros quando a luz da reserva acende, mas o ideal é evitar andar nessa situação. Além do risco de pane seca, que dá multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, o sistema de alimentação de combustível do veículo pode ser danificado.

30 quilômetros por litro de média isso vai variar de cada um de vocês quanto que vocês fazem de média tem que saber a média de vocês da moto de vocês. e. aí saber quantos litros tem de reserva na sua moto está lá no manual por exemplo aí você faz a conta 4 litros 30 kg de média vai dar 120.

Além disso, na venda com reserva de domínio o vendedor pode penhorar a coisa vendida. Quando houver mora no pagamento das prestações devidas pelo comprador, o vendedor pode interpor à sua escolha: ação para cobrar as prestações vencidas e vincendas ou ação para obter judicialmente a restituição da coisa vendida.

Na prática, a observação de alienação fiduciária serve apenas para indicar que o carro foi adquirido nessa modalidade de empréstimo. Ou seja, o objetivo é indicar que o dono do carro, até o pagamento da dívida, é o banco. Dessa maneira, é possível rodar tranquilamente, sem qualquer tipo de proibição.

Essa taxa será de 1% do valor do bem tal como definido em cláusula no contrato de alienação fiduciária feito o valor será devido desde a consolidação da propriedade benefício do credor na matrícula do imóvel até o efetiva imissão na posse por parte do credor ou de seus sucessores.

A baixa do gravame ocorre automaticamente em até 5 dias úteis após a liquidação do contrato, desde que a documentação esteja em dia junto ao órgão regulador (Detran).

A taxa de reserva é o valor pago pela retirada do imóvel do mercado para que seja negociado exclusivamente com o potencial inquilino. Essa taxa não é equivalente aos valores pagos pelo proprietário ao QuintoAndar pela intermediação da locação.