O que significa doces artesanal?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Como o próprio nome já diz, a confeitaria artesanal tem um toque mais caseiro, feita em casa ou em pequenos estabelecimentos, além disso, os ingredientes utilizados são frescos, normalmente os produtos são feitos sob encomenda.

A produção artesanal refere-se a produtos produzidos por artesãos, com trabalho totalmente manual ou com o auxílio de ferramentas manuais e/ou mecânicas, mas a premissa é que a operação manual direta pelo artesão é a parte mais importante do produto acabado.

A confeitaria inclui a fabricação de bolos, tortas e doces, dentre outros produtos comuns de padarias. É um negócio que exige muita dedicação, principalmente no início, além de conhecimentos de culinária e bom relacionamento interpessoal para lidar com os clientes.

2. Que é fabricado por artesão. 3. Que é feito sem recurso a meios sofisticados ou a técnicas elaboradas ou industriais.

Artesão é definido como o trabalhador que exerce uma atividade artesanal, em caráter habitual e profissional, dominando o conjunto de saberes e técnicas a ela inerentes. Para que a pessoa caiba na definição se exige que ela tenha sentido estético e perícia manual.

Produtos agroalimentares artesanais
Costumam ser produzidos em quantidades limitadas, com excelência, pelo produtor rural que detenha o domínio total do processo produtivo, aliando, predominantemente, o uso de métodos tradicionais e manuais. Exemplos: Chocolate. Doce de Leite.

Além disso, produtos artesanais não passam por todos aqueles processos de produção que quebram totalmente seus nutrientes, entregando um alimento com sabor genérico, que não nos sacia e, ainda por cima, contamina nosso sistema digestório com tantos componentes químicos.

A produção artesanal envolve diferentes etapas, como a obtenção da matéria-prima, seu processamento, a confecção de objetos e a comercialização. Ela pode ser realizada por um indivíduo ou por um grupo, dependendo do processo produtivo e das condições geográficas, ambientais, sociais e econômicas da comunidade.

Para ser um produto artesanal, ele precisa ser handmade, ou seja, feito à mão, em um processo sem a utilização de máquinas automatizadas, que excluem o trabalho humano. Além disso, o produto artesanal, por ser feito em menor escala, e com mais atenção aos detalhes, consegue entregar mais personalização.

Para solicitar a certificação (Selo Arte) devem ser atendidos dois pré-requisitos básicos: cadastro no SGSI do serviço oficial de inspeção ao qual o estabelecimento está vinculado; e cadastrado no SGE do estabelecimento e do produto a ser certificado.

O artesanato é uma atividade que, quando incentivada, promove um comércio sustentável e movimenta o mercado local. Desse modo, a prática do artesanato está diretamente relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Contudo a principal diferença está que a classificação de confeiteiro, lhe permite além da produção de doces, produzir pães, baguetes, panetones e etc. Doceiro ou doceira é o profissional especialista em produzir doces variados para os mais variados gostos.

Confeitaria em casa: passo a passo para abrir a sua

  1. Faça um planejamento preciso. ...
  2. Compre os materiais necessários. ...
  3. Cuide da parte burocrática e normativa. ...
  4. Capriche na escolha das embalagens. ...
  5. Foque em produtos rentáveis. ...
  6. Use o marketing digital na divulgação. ...
  7. Cadastre sua confeitaria em aplicativos de entrega.

Então se você está comprando uma peça pronta e pintando, o que você faz não é artesanato. Se você não preparar a peça desde a sua matéria prima até acabar o produto o que você faz é um BELO E VALORIZADO trabalho manual e não artesanato.

Quais são os 8 tipos de artesanatos mais vendidos?

  • Crochê e tricô Apesar de serem duas técnicas diferentes, o resultado final pode acabar muito similar, não é mesmo? ...
  • Cosméticos artesanais. ...
  • Velas terapêuticas. ...
  • Acessórios. ...
  • Artesanatos com reciclagem. ...
  • Macramê ...
  • Biscuit. ...
  • Artesanato em feltro.