O que significa do does did?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Assim como do e does, did pode ser utilizado como auxiliar e como verbo principal. A diferença entre eles é que do e does indicam tempo presente e did indica tempo passado. Além disso, enquanto does é usado para he, she e it e do é usado para I, you, we e they, did é utilizado com todos os pronomes.

To do é um verbo em inglês que significa “fazer”, se atua como verbo principal. Do e does são as formas verbais do to do no simple present. Do atua com os pronomes I, we, you, they. Does atua com os pronomes she, he, it.

Did é o passado simples de DO e DOES em ambos os casos, tanto como verbo quanto para auxiliar. Sendo assim o did pode significar tanto o verbo fazer de ação quanto o auxiliar para fazer as perguntas de passado simples.

Formas de usar o “do”

  1. I do not eat chocolate. (Eu não como chocolate.)
  2. You do not exercise everyday. (Você não se exercita todos os dias.)
  3. We do not read at the library. (Nós não lemos na biblioteca.)
  4. They do not play volleyball. (Eles/Elas não jogam vôlei.)

Neste caso usamos o does, pois o sujeito da sentença é dog (it). Devemos usar does na pergunta e em respostas curtas. Curiosidade: nas respostas o do e o does tem o mesmo significado do verbo da pergunta. É bem simples!

Do, does ou did são utilizadas em frases afirmativas, para dar ênfase no que está sendo dito; Após do, does ou did, o verbo principal é conjugado no infinitivo, sem o to. (Por isso, o verbo made, no exemplo anterior, mudou para make.);

Da mesma maneira que acontece na forma negativa, o did é o verbo auxiliar utilizado para as frases interrogativas no Simple Past . Exemplo: Did she like the English teacher? (Ela gostou da professora de inglês?) Obs.: somente o verbo auxiliar (did) é conjugado no Simple Past.

Negativa: Ao formar frases negativas no simple past é necessário acrescentar o verbo did + not (forma contraída: didn't). Exemplos: The teacher didn't (did not) wait for the students.

Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da).

don't e doesn't só são usados no simple present. use don't para os pronomes I, you, we e they. use doesn't para os pronomes he, she e it. don't e doesn't podem formar perguntas negativas desde que todos os pontos acima sejam obedecidos.

Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.

Na língua inglesa, do e does são flexões do verbo “To Do”, que significa fazer . Eles têm duas funções diferentes: São verbos auxiliares: que acompanham perguntas e intensificam outros verbos. -Verbo principal to do: com o sentido de “fazer”.

A forma pretérita do do é did, e seu particípio passado é done.

Acompanham o verbo principal da frase
Os verbos auxiliares em inglês (auxiliary verbs) são “be”, “have”, “will” e “do”. Eles atuam como ajudantes do verbo principal da frase, indicando o tempo gramatical do discurso.

O do pode ser tanto verbo auxiliar como verbo principal. Como auxiliar, usamos o do em sentenças negativas e interrogativas para a maioria dos verbos no simple present e simple past.

No presente, temos as formas: am, is, are; no passado: was/were, ou seja, apenas duas formas.

Veja: Did she work yesterday morning? Did she study there? Did she like her?

Responder no Simple Past
– Did you eat pizza last night? – Yes, I ate pizza last night. / No, I didn't (did not) eat pizza last night. No futuro, é encontramos a mesma ideia dos verbos modais, onde o auxiliar precisa aparecer nas respostas também.

Para ser passado, é preciso acrescentar “ed” ao verbo: “You worked”. O mesmo serve para qualquer pessoa, inclusive “he, she, it”. Formando as frases: “I worked yesterday.”, “She worked yesterday.” e “He went to the cinema last week.”.

Além de verbo auxiliar, o do também pode ser usado como “fazer”. Neste caso, o did pode aparecer na frase como “fiz”, “fez”, “fizemos” e “fizeram”. Veja: Phill did it for me.

Continuar lendo Quando se usa o did?