O que significa DMG na gestação?

Perguntado por: lmoreira3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Diabetes mellitus gestacional (DMG) é definido como qual- quer grau de intolerância à glicose, com início ou primeiro reconhecimento durante a gestação.

O diabetes mellitus gestacional (DMG) é a hiperglicemia - aumento do nível de açúcar no sangue - que pode ser diagnosticada em qualquer momento do pré-natal.

Quais os critérios diagnósticos do DMG? No primeiro trimestre de gestação, caso a glicemia de jejum seja inferior a 126 mg/dL, porém superior a 92 mg/dL, e confirmada num segundo momento, fica estabelecido o diagnóstico de DMG.

As melhores evidências científicas demonstram que durante a gestação, a terapia nutricional, a atividade física e a monitorização da glicemia capilar assumem importante papel no tratamento do DMG.

Essas pacientes têm o maior risco de ter diabete gestacional. A forma da doença mais simples não condiciona a paciente ao internamento para a realização do parto. “Quando se chega 37, 38 semanas, é possível esperar a doença evoluir espontaneamente até 40 semanas e a paciente entrar em trabalho de parto espontâneo.

“As complicações do diabetes gestacional para o bebê dependem da fase da gestação. No primeiro trimestre, o principal risco da hiperglicemia é a malformação fetal. Já no segundo e terceiro trimestre as maiores complicações são a macrossomia fetal (bebês com peso elevado) e o polidrâmnio (aumento do líquido amniótico).

Os níveis de açúcar no sangue aumentam quando as pessoas comem alimentos açucarados, particularmente aqueles que são refinados e processados. As mulheres com Diabetes Gestacional são aconselhadas a evitar ou limitar alimentos açucarados, tanto quanto possível.

9) A diabetes gestacional pode afetar o parto? A maioria das mulheres com diabetes gestacional controlada pode completar uma gravidez a termo. Entretanto, se houver complicações com sua saúde ou com a do bebê, o trabalho de parto pode ser induzido (iniciado por drogas ou outros meios) antes da data prevista.

A base do tratamento do DMG é uma alimentação saudável, atividade física e controle das glicemias capilares. As refeições, por exemplo, devem ser fracionadas ao longo do dia e as gorduras dar lugar às frutas, verduras, legumes e alimentos integrais.

11. Há alguma recomendação especial para o momento do parto? Os cuidados com a diabetes gestacional envolvem cuidados antes ou durante a gestação. Ter ou não diabetes gestacional não é um fator que impede o parto natural ou que traz a recomendação da cesariana.

Tente fazer algum tipo de atividade leve a moderada por 15 minutos ou meia hora na maioria dos dias. Isso ajudará seu corpo a usar melhor a insulina, e assim a controlar os níveis de açúcar no sangue. Siga as instruções do seu médico sobre quanto exercício é ideal para você.

Durante a noite, os níveis glicêmicos não podem ser menores que 60 mg/dl. Nas gestantes pré-diabéticas as necessidades de insulina são de 0,7-0,8 U/kg/dia no primeiro trimestre; 0,8-1,0 U/Kg/dia no segundo trimestre e 0,9-1,2 U/Kg/dia no terceiro trimestre.

O que é Diabetes Mellitus Gestacional (DMG)?
Então, basicamente, é uma hiperglicemia, que é o aumento da glicose na corrente sanguínea. Ela acontece durante o período da gestação, ou seja, na ausência de diabetes mellitus do tipo 2, ou do tipo1, por exemplo, antes de acontecer essa gestação.

Diabetes mellitus gestacional (DMG) é definido como qual- quer grau de intolerância à glicose, com início ou primeiro reconhecimento durante a gestação.

Uma dieta adequada talvez seja o ponto mais importante para o tratamento do diabetes gestacional. Ela deve incluir mais frutas, verduras, legumes, grãos integrais e fibras. E evitar carboidratos refinados (como o açúcar e a farinha branca) e alimentos muito gordurosos.

Deve receber uma dieta de 65(Kg)x30(Kcal) = 1.950Kcal/dia. O aleitamento materno é recomendado para as mulheres com diabetes prévio ou com diabetes gestacional, sendo vários os benefícios associados ao estado metabólico tanto da mãe quanto do bebê.

Geralmente, a diabetes gestacional aparece porque os hormônios da gravidez interferem nesse processo. Se a glicose não consegue entrar nas células, ela se acumula no sangue, o que causa a diabetes.