O que significa dizer que uma pessoa é xarope?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Em sentido figurado, uma pessoa xarope é muito chata, cansativa, melosa e que geralmente reclama de tudo. O xarope é aquele indivíduo que não é bem visto pelos amigos, mas ele insiste que todos gostam dele.

ôvo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

jarabe {masculino}
xarope {m.}

Xarope: junto ao medicamento, contém açúcar e água, além de apresentar sabores. Gel: composto gelatinoso, sendo a parte dispersa em estado líquido e a parte dispersante, sólido. Loção: composto por um pó insolúvel em água ou por substâncias dissolvidas em líquido espesso.

O termo xarope é derivado da palavra árabe “sharab” que significa bebida ou poção. Na alquimia antiga, é uma mistura de substâncias medicinais ao qual se atribui propriedades mágicas (feitiçaria).

Cada xarope tem uma função diferente
“Os principais tipos são: expectorantes e mucolíticos, antitussígenos, antialérgicos e antibióticos”, afirma a médica. Os expectorantes e mucolíticos ajudam a reduzir o desconforto, tornando a secreção mais fluida e facilitando a expectoração.

Além disso, jantar significava (ou ainda pode significar) o atual almoço, enquanto ceia era relativo ao que se diz hoje jantar.

Mas numa coisa ninguém descorda: o cacete quentinho é muito melhor. Por isso é bom perguntar para o padeiro quando sai a próxima fornada. Pois é, cacete significa pão em Portugal.

Passadeira = Faixa de Pedestre.

Vaya” é uma palavra muito utilizada no espanhol europeu. É um termo que expressa surpresa, algo como “uau”, “eita” ou “nossa”.

O nome em espanhol Piñata vem do italiano Pignatta, que significa “pote frágil”. As primeiras piñatas eram potes enfeitados e recheados com doces, diferente das piñatas conhecidas hoje em dia, que tem os mais diferentes modelos e estilos.

abuela {f.}

XAROPE é uma solução oral concentrada em açúcar. A solução oral e xarope não precisam ser agitados antes da administração. SUSPENSÃO ORAL é uma forma de apresentação que deixada em repouso deixa visível partículas misturadas no líquido ou depositadas no fundo do frasco.

Os xaropes naturais contam com a adição de mel ou açúcar — geralmente mascavo. Este ingrediente adicional é poderoso, pois, além de otimizar a sua consistência, ajudam principalmente a preservar o xarope e as propriedades ativas das frutas e ervas ali utilizadas.

O xarope é definido como "produtos não gaseificados, obtidos pela dissolução em água potável de sucos de frutos, polpas ou partes dos vegetais e açúcares, numa concentração mínima de 52% de açúcares, em peso, a 20°C" (Brasil, 1998).

O xarope irrita a mucosa, que acaba estimulando as glândulas do aparelho respiratório a produzirem ainda mais catarro. Essa maior quantidade da substância facilita seu transporte pelas células ciliares e pela tosse em direção à garganta. Depois, bastará eliminar o muco.

Xarope ajuda a diminuir tosse e irritação na garganta
“Para a melhora sintomática da tosse, os xaropes podem aliviar muito os pacientes e podem ser usados de acordo com seu modo de ação para cada tipo de tosse”, afirma a otorrinolaringologista Cristiane Mayra Adami.

Como o nome já diz, é um xarope extremamente simples de se fazer e a maneira que mais encontramos é na proporção de 1:1 ou 2:1, podendo variar de acordo com as receitas. Para a base do xarope simples temos alguns tipos de açucares, dentre eles podemos considerar o refinado, mascavo, demerara e o orgânico.