O que significa dizer que uma célula está polarizada?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

As células epiteliais têm a característica de apresentarem polarização, ou seja, uma região da célula abriga maior quantidade de organelas especificas do que outra, deixando essa região polarizada. As células caliciformes são um grande exemplo de células polarizadas.

A mudança da polarização que ocorre com a entrada do sódio é denominada despolarização. No entanto, esse íon é rapidamente expulso, mediante a ação da bomba de sódio, e a membrana retorna à sua polarização inicial, positiva na face externa e negativa na face interna.

Toda oscilação que tira a célula do seu repouso e leva ela a um valor mais positivo, chamamos de despolarização (consequência da abertura de canais de Na+). Voltar a polaridade inicial depois de despolarizado é chamado de repolarização (o K+ faz isso).

Para que o impulso nervoso seja propagado, é necessário que o neurônio esteja com a membrana em potencial de repouso e que sua superfície interna esteja com carga negativa de 70 a 90 milivolts. Essa fase é conhecida como polarização.

Os tecidos epiteliais são polarizados, isso significa que possuem um lado voltado para fora do órgão (superfície apical) e o outro voltado para o lado interno (superfície basal).

A despolarização é a primeira fase do potencial de ação na Fisiologia Geral. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples.

Resposta verificada por especialistas
As organelas que estão presentes no lado basal são diferentes das organelas que estão presentes no lado apical, ou estão com concentração diferente (a diferença pode ser qualitativa ou quantitativa).

A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada.

1. 2. figurado diminuição de antagonismo ou oposição (entre grupos, posições, etc.)

Retorno à posição de repouso de uma membrana, de uma célula ou de uma fibra muscular. No caso das fibras musculares, a repolarização dá-se no momento em que termina a excitação.

A despolarização das células miocárdicas atriais resulta em contração atrial, a onda P. Entretanto, como o nódulo SA localiza-se do lado direito, a despolarização do átrio direito começa e termina antes do que a do átrio esquerdo.

Essa despolarização é causada por transientes iônicos através da membrana frente à estímulos que atinjam o limiar de excitabilidade da célula. Assim como no potencial de repouso, no potencial de ação também há um íon que “domina”, e esse íon é o Na+.

Um potencial de ação possui três fases: despolarização, pico de ultrapassagem e repolarização. Existem dois outros estados do potencial de membrana relacionados ao potencial de ação. O primeiro é a hipopolarização, que precede a despolarização e o segundo é a hiperpolarização, que se segue à repolarização.

A sinapse é a região responsável por realizar a comunicação entre dois ou mais neurônios, ou de um neurônio para um órgão efetor, ou seja, um músculo ou uma glândula. Ela tem por função enviar sinais através da transmissão sináptica, para ocorrer alguma ação específica no corpo.

A polarização é um fenômeno que ocorre com as ondas eletromagnéticas, nas quais elas são selecionadas e divididas conforme a orientação de sua vibração. Essa propriedade consiste na orientação espacial dos vetores campo elétrico e campo magnético.

A polarização elétrica ocorre quando na matéria que se encontra situada no interior de um campo elétrico (por exemplo, no interior de um condensador plano), os eletrões da superfície, relativamente aos núcleos atómicos, se deslocam em todo o corpo. Produzem-se assim deslocações de carga e a substância fica polarizada.