O que significa dizer que um átomo é neutro?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

O que é átomo eletricamente neutro????? É quando o número de partículas com carga positiva (prótons) no núcleo for igual ao número de partículas com carga negativa (elétrons) na eletrosfera.

O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada.

Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). Esse nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo. Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos.

De forma geral, dizemos que um corpo está eletricamente neutro quando seu número de prótons é igual ao número de elétrons.

O átomo é um sistema eletricamente neutro; o que significa que ele apresenta a mesma quantidade de prótons (partículas positivas) e de elétrons (partículas negativas). No entanto, o átomo, ou um grupo de átomo ligado, tem a capacidade de perder ou ganhar elétrons. Quando isso ocorre, dizemos que ele formou um íon.

então , um átomo é neutro quando possui a mesma quantidade de carga de eletros e prótons . já o átomo estável , são átomos pouco reativos, isolados.

Átomo que possui o mesmo número de prótons
— 1 próton em seu número de massa atômica igual a 2. — 1 próton em seu número de massa atômica igual a 3. Observe que todos eles possuem o mesmo número de prótons (número atômico), logo eles são isótopos.

Quando o átomo ganha ou perde elétrons — isso ocorre na sua camada de valência, isto é, na camada mais externa ao núcleo —, a sua configuração eletrônica é alterada.

Dizemos que um corpo é neutro quando o número de prótons (carga positiva) é igual ao número de elétrons (carga negativa).

Tendência do átomo de completar oito elétrons na camada de valência. A teoria do octeto é baseada na tendência dos átomos em realizar combinações para atingir oito elétrons na camada de valência, assumindo uma configuração eletrônica similar aos gases nobres.

Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

hidrogênio

- O único elemento químico que não possui nenhum nêutron no seu núcleo atômico, é o hidrogênio, pois é formado apenas por um próton, no núcleo, e um elétron, na eletrosfera.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Nesse sentido, há quatro tipos principais de átomos: isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.

Em condições de equilíbrio, qualquer material é eletricamente neutro, contendo igual número de prótons e elétrons.

Eletrização por indução
É quando a eletrização de um corpo inicialmente neutro (induzido) acontece por simples aproximação de um corpo carregado (indutor), sem que haja contato entre os corpos.

Um átomo é um elemento químico no seu estado neutro (nº de prótons= nº de elétrons). Já o íon é um átomo q possui uma carga negativa (ânion) ou positiva (cátion) devido, respectivamente, a ganha ou perda de elétrons.

Quando um átomo eletricamente neutro, perde ou ganha elétron, ele sai do seu estado neutro e passa a se tornar um íon, ou seja, passa a apresentar uma carga negativa (caso tenha ganhado elétrons) ou uma carga positiva (no caso de o átomo ter perdido elétrons).

O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons; assim, o cátion e o ânion são considerados íons, nos quais os cátions, normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica, apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou ...