O que significa dizer que um animal e Pecilotérmico Cite exemplos de animais Pecilotérmicos?

Perguntado por: apadilha4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Os Peixes, répteis e anfíbios são PECILOTÉRMICOS, também conhecidos como “animais de sangue frio”, o que não significa que tais animais não regulam a sua temperatura corporal, na verdade, eles se utilizam de aspectos relacionados ao ambiente em que vivem para realizar esse controle desde o ambiente externo até o ...

São exemplos de seres pecilotérmicos, exceto as aves e mamíferos. Todas as classes animais anteriores às aves são pecilotérmicas. Os animais ectotérmicos (ou pecilotérmicos), como os répteis, anfíbios, artrópodes e outros, não têm um mecanismo de controle próprio da temperatura.

E os que não são Pecilotérmicos? Os animais que mantêm a temperatura corporal constante são chamados de homeotérmicos. Nestes animais, a temperatura corporal fica constante, independente da temperatura do meio ambiente. Os mamíferos (entre eles o ser humano) e as aves são exemplos de animais homeotérmicos.

Os Peixes, répteis e anfíbios são PECILOTÉRMICOS, também conhecidos como “animais de sangue frio”, o que não significa que tais animais não regulam a sua temperatura corporal, na verdade, eles se utilizam de aspectos relacionados ao ambiente em que vivem para realizar esse controle desde o ambiente externo até o ...

Os peixes são animais pecilotérmicos, isto é, eles não têm controle sobre a temperatura do corpo, que varia de acordo com a temperatura do meio ambiente.

A pecilotermia é uma característica ancestral dos vertebrados, mas é tão eficiente quanto a homeotermia (mecanismo no qual os animais, chamados homeotérmicos, conseguem manter a temperatura do corpo constante, mesmo com as alterações ambientais).

Os ruminantes e as aves são homeotérmicos, ou seja, são capazes de manter sua temperatura corporal profunda, dentro de certos limites, mesmo quando ocorre variação da temperatura do ar.

Animais ectotérmicos incluem praticamente todos os animais viventes, exceto as aves e os mamíferos. São conhecidos como de sangue frio por não serem capazes de controlar a temperatura corpórea ou, pelo menos, não ao ponto de mantê-la sempre constante.

Animais são todos os organismos multicelulares, eucariontes (ou seja, suas células possuem uma membrana nuclear individualizada e diferentes tipos de organelas) e que têm nutrição heterotrófica (são incapazes de produzir o seu próprio alimento).

Os animais endotérmicos usam o calor gerado internamente para manter a temperatura corporal. A temperatura corporal deles tende a permanecer constante, independentemente do ambiente. Os ectotérmicos dependem principalmente de fontes externas de calor, e sua temperatura corporal muda com a temperatura do ambiente.

Entre os animais, apenas as aves e os mamíferos conseguem manter suas temperaturas em um nível constante, favorecendo o metabolismo mesmo diante de oscilações térmicas, recebendo, portanto, a denominação de homeotérmicos ou endotérmicos (animais de sangue quente).

Animais endotérmicos: mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais. Exemplos: aves e mamíferos; Animais exotérmicos: não conseguem manter a temperatura de seus corpos dentro de uma faixa ideal, necessitando de fontes externas para essa manutenção.

Os répteis são animais pecilotérmicos, ou seja, são incapazes de manter a sua temperatura corporal constante. Assim, eles necessitam do calor do ambiente para regulação da temperatura corporal.

Somos seres homeotérmicos
Por quê? Existe um sistema muito complexo que mantém nossa temperatura. Assim, quando o termostato (hipotálamo) avisa que está frio, a pele fica pálida pela “contração” dos vasos sanguíneos e não perdemos calor pela pele.