O que significa dizer que somos seres sociais?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O homem é um ser social, segundo Aristóteles, pois é de sua natureza viver em sociedade e, ao buscar a felicidade, ele só a encontra na convivência humana. Isso quer dizer que nós precisamos estar com outras pessoas, para conversar, dar risada, ir ao cinema etc.

Você concorda com a afirmação? Justifique sua resposta. (b) Você concorda com a ideia de que só é considerado livre o ser humano que é autônomo, ou seja, capaz de pensar por si mesmo e dar respostas originais a si próprio e ao mundo.

Através da socialização nos tornamos seres sociais. Todas as relações sociais estabelecidas pelos indivíduos ao longo de sua vida irão contribuir para o processo de socialização.

O homem se torna um ser social quando ele fala, articula e necessita de coisas e de outros para alcançar seus objetivos e sobreviver. A Atividade racional, o exercício da mente é a finalidade específica do homem e nisto está a sua realização final, a sua felicidade.

Enquanto seres individuais, devemos adaptar-nos à vida individual, mas, enquanto seres sociais, precisamos enquadrar-nos em certas normas morais e sociais que permitem a pacífica vida entre integrantes de um mesmo grupo.

O ser humano é um ser eminentemente social, isto é, um ser que vive em sociedade, vive em grupo. A cultura é produto desta prática societária, ou seja, só há cultura porque há grupos organizados.

Significa que ao longo da vida, teremos que lidar com pessoas que são e pensam de formas diferentes da nossa, seja na escola, no trabalho, até mesmo em nossas casas e não podemos agir de forma preconceituosa ou desrespeitosa, independentemente da aparência, classe social, etnia, gênero, idade, raça, religião, sexo, ...

Para Aristóteles (384 - 322 a.C.), autor da frase e um dos maiores filósofos gregos, o homem é um sujeito social que, por natureza, precisa pertencer a uma coletividade. Somos, portanto, animais comunitários, gregários, sociais e solidários.

A sociabilidade é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade. Socialização é o processo pelo qual o indivíduo se integra no grupo onde nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos deste grupo.

O fator social e aquisitivo é muito mais importante para determinar quem é você na sociedade: se você tem poder aquisitivo elevado, pertence ao grupo dos poderosos e ricos; e se você não tem, faz parte da “maioria” dos que lutam por sobrevivência.

Nas ciências sociais o papel social define a estrutura social, basicamente como um conjunto de normas, direitos, deveres e expectativas que condicionam o comportamento humano dos indivíduos junto ao grupo ou dentro de uma organização.

Como as Instituições Sociais atuam

  • Família. Como citado anteriormente, a família é a primeira instituição a qual o indivíduo tem contato. ...
  • Igreja. Não só as igrejas, mas também as diferentes religiões, são responsáveis por promover uma unidade de pensamento religioso. ...
  • Escola. ...
  • Trabalho. ...
  • Estado.

Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...

O ser social tem sua gênese no trabalho, com esse há o desenvolvimento de novas categorias e práxis sociais que fundamentam a nova forma do ser e a diferenciam essencialmente do ser inorgânico e orgânico, no entanto, por conta da dependência ontológica, por mais que haja um afastamento das barreiras naturais o ser ...

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.

Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Para ele, essas relações são classificadas de duas maneiras, a saber: Relações Sociais Comunitárias: de teor afetivo, está baseada nos sentimentos. Relações Sociais Associativas: de teor objetivo, está baseada na razão e na união de interesses.