O que significa dizer que somos a imagem e semelhança de Deus?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Desta forma, o homem é único dentre toda a criação de Deus, tendo tanto uma parte material (corpo) como uma imaterial (alma/espírito). Em termos bem simples, ter a “imagem” e “semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus.

O real significado do nome de Deus em Êxodo. Quando o povo de Israel foi escravizado no Egito, clamou a Deus por libertação. Então Deus respondeu ao clamor deles, usando a expressão “Eu sou quem sou” (Êx 3:14) para se apresentar como seu libertador.

"Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos", comenta a historiadora neozelandesa Joan E.

A forma como Deus melhor se comunica conosco é através de seu filho, Jesus (Hebreus 1:1-2). Deus sabia que não havia uma forma melhor de entendermos a profundidade de seu propósito para nós do que se tornando humano e vivendo entre nós.

Jesus Cristo deu o exemplo perfeito para nós e ordenou que nos tornássemos como Ele é. Ele exemplificou características como fé, esperança, caridade, paciência, humildade, pureza, diligência e obediência.

Compreendemos que esses três membros da Trindade são seres separados e distintos. Por meio do ensinamento deixado por Joseph Smith, sabemos que: “O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Como saber se o meu irmão é pai do padre? Se o meu irmão é pai do padre, eu sou tio do padre. Recapitulando 1ª hipótese. Se eu sou filho único do meu pai, então eu sou pai do padre. 2ª hipótese.

Coram Deo: esta expressão latina significa literalmente diante de Deus ou face a face com Deus. É importante relembrar qual é nossa posição em relação ao Senhor: toda nossa vida encontra-se patente diante de Deus e, em sua presença, somos quem de fato somos.

Quando Jesus perguntou a Seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”, eles mencionaram as conclusões comuns de seus contemporâneos. O Salvador então personalizou a pergunta, dizendo: “Quem dizeis vós que eu sou?” (Ver Mateus 16:13–15.)

Somos seres duais de carne e espírito, de modo que muitas vezes nos sentimos fora de harmonia ou em conflito. Nosso espírito é iluminado pela consciência, a luz de Cristo (ver Morôni 7:16; D&C 93:2), e ele naturalmente responde aos sussurros do Santo Espírito e deseja seguir a verdade.

Em termos bem simples, ter a “imagem” e “semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse carne e sangue. As Escrituras dizem que “Deus é espírito” (João 4:24) e, portanto, existe sem um corpo.

A Imagem Pessoal é a visão que as pessoas têm de quem somos, ou aparentamos ser.

27 E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e afêmea os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: aFrutificai e bmultiplicai-vos, e cenchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.

Deus dota o ser humano de razão, luz natural, que permite ao mesmo fazer um trabalho de inteligência da fé para alcançar a comunhão com Ele. Só assim, o ser humano pode realizar a sua verdadeira vocação: a comunhão com Deus.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Outra dica importante para quem quer pregar a palavra de Deus corretamente consiste na leitura de livros espirituais que estejam voltados para o entendimento e aplicabilidade da Bíblia. Esses materiais podem auxiliar no seu entendimento e no desenvolvimento da sua sabedoria.

É dogma de fé estabelecido, a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.