O que significa dizer que que a escola funciona como aparelho ideológico do Estado?

Perguntado por: umata2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A concepção althusseriana da escola como Aparelho Ideológico de Estado, segundo a qual ela atuaria como instrumento de reprodução da sociedade capitalista mediante a inculcação massiva da ideologia dominante e o ensino de saberes práticos e teóricos necessários ao bom funcionamento o sistema produtivo, parece perder ...

Althusser afirma que, para que a produção sobreviva, é necessário que ela faça a reprodução dos meios de produção. Tais meios de produção são formados pelas forças produtivas e pelas relações de produção existentes.

Na escola, a ideologia pode surgir de diversas maneiras, por parte de um professor, que deseja mudanças, ou por parte dos alunos, que em sua relação com os outros desejam melhores condições na instituição, ou precisam de apoio sobre as diferentes condutas a serem tomadas em sociedade.

Este termo possui diferentes significados. No senso comum, é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

Ideologia é um conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais e políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época ou sociedade. Uma ideologia estabelece valores e preferências de um grupo e inclui um programa de ação para a execução dos objetivos definidos.

Assim para Althusser, a escola apresenta-se como principal meio de transformação reprodução da sociedade capitalista, pois é a escola o aparelho privilegiado de produção e reprodução da ideologia capitalista.

É o aparelho com capacidade de legislar e tributar sobre a população de um determinado território. A elite governamental, a burocracia e a força militar e policial constituem o aparelho do Estado.

A tese mais conhecida da lavra de Althusser sobre a educação é aquela que caracteriza o aparelho escolar como um aparelho ideológico de Estado e foi formulada no clássico artigo Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado: notas para uma pesquisa, publicado na revista La Pensée em 1970.

A ideologia, para Althusser, é um sistema de representações, mas essas representações na maior parte das vezes imagens, às vezes conceitos, mas é antes de tudo como estruturas que elas se impõem aos homens sem passar para a sua "consciência". A ideologia refere-se, então, à relação "vivida" dos homens no seu mundo.

Althusser afirma que a ideologia compreende uma existência material pois “uma ideologia sempre existe em um aparelho, em sua prática ou de práticas.” Ela sempre se manifesta através de ações, que estão inseridas em práticas, por exemplo, rituais, comportamentos convencionais etc.

Para Althusser, então, a ideologia não seria apenas um simples conjunto de discursos ou um sistema de representações imagi- nárias, mas a ideologia dominante é um poder organizado num conjunto de instituições.

Um dos saberes fundamentais da prática docente é a consciência de que toda educação é ideológica, e que a força dessa ideologia é ainda mais intensa quando ela fica oculta sob a máscara da neutralidade. Saber que todo ensino é ideológico é a melhor forma de não cair na armadilha da ideologia.

A ideologia educacional vem com a obrigação, nesse caso, de ocultar essa divisão, formando um corpo de sentimento único e coeso, que tem a função de apoiar a estrutura atual, não permitindo a mudança ou até mesmo um princípio de mudança que venha tirar a ordem social do momento.

A ideologia é um termo de vários sentidos, podendo ser um estudo do conjunto de ideias ou uma manipulação hegemônica para dominar as pessoas. O termo “ideologia” é polissêmico, ou seja, possui vários sentidos. Essa multiplicidade de sentidos torna difícil a precisa identificação e conceituação da palavra.

Ideologia é um conjunto de princípios que expressam uma determinada visão de mundo. São as ideias que representam um grupo de pessoas com ideias semelhantes sobre sociedade, economia, valores e política. As ideologias também podem representar um tipo de pensamento ou modo de funcionamento de uma época da história.

Poder ideológico: é exercido por quem pode criar e influenciar as massas com suas criações, seja no âmbito midiático, seja no religioso. Geralmente, os atores desse tipo de poder trabalham para os atores dos outros dois poderes: o político e o econômico.

Portanto, as ideologias podem ter por finalidade naturalizar conflitos para que eles sejam considerados aceitáveis, na tentativa de normalizar, justificar, amenizar e mesmo ocultar as tensões sociais.

O primeiro significado de ideologia é um conjunto de ideias que pretende explicar a realidade e as transformações sociais. Neste sentido, é sinônimo de doutrina ou ideário em geral e tem a função de orientar a ação social de indivíduos e de grupos.

Significado de hidrológico
Relativo à hidrologia, à ciência que estuda o modo de aparecimento, circulação e distribuição das variadas formas de água na superfície do planeta Terra: sistema hidrológico de análise do solo.