O que significa dizer que os répteis corresponde um grupo Parafiléticos?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Reptilia é considerado um grupo parafilético por duas razões: primeiro por excluir as aves, seus descendentes diretos, e segundo por incluir as linha- gens de Synapsida, mas excluir seus parentes mais próximos, os Mammalia.

05 (UFRJ/2005) Um táxon é classificado como parafilético quando inclui alguns, mas não todos, descendentes de um ancestral comum. Um táxon polifilético contém membros com mais de um ancestral, e um táxon monofilético inclui todos os descendentes de um único ancestral comum.

Em filogenética, chama-se polifilético a um grupo que não inclui o ancestral comum de todos os indivíduos. É um grupo monofilético do qual se retirou um grupo parafilético. Em outras palavras, é a reunião de dois ou mais grupos monofiléticos.

Squamata

Os répteis correspondem ao segundo maior grupo de tetrápodes atuais, com 11733 espécies, sendo que a grande maioria das espécies pertence ao grupo dos Squamata (11349 sp.), com quelônios (356 sp.)

Esses animais não possuem glândulas e sua pele pode ser recoberta por placas, escamas, plastrões e carapaças. Essa característica permite que os répteis tenham grande vantagem em ambientes secos, tais como os desertos. Os répteis possuem sistema digestório completo e seus representantes, na sua maioria, são carnívoros.

Árvores filogenéticas ou árvores evolutivas são representações gráficas, como diagramas, que demonstram a relação evolutiva entre diferentes organismos, espécies ou genes a partir de um ancestral comum.

Um táxon constitui-se, a priori, num grupo monofilético ou natural, que é aquele que inclui todos os descendentes, atuais ou extintos, de um ancestral imediato comum. Quando um táxon não é monofilético, dizemos que constituí um grupo artificial.

Em um sentido amplo, grupo monofilético refere-se a um conjunto de espécies que compartilham um ancestral comum. Também é usado para denominar um grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum. Aqueles que conseguem produzir seu próprio alimento para seu sustento, como, por exemplo as plantas.

Eubacteria, Plantae, Fungi, e Metazoa são reconhecidos como Reinos monofiléticos.

GRUPO MEROFILÉTICO: grupo que inclui um grupo ancestral e apenas parte dos seus descendentes.

Em consequência da partilha do património genético do ancestral comum, os membros de um grupo monofilético caracterizam-se por partilharem características derivadas comuns, as sinapomorfias.

Caracteres homólogos: De uma forma simplificada, podemos dizer que dois caracteres, em organismos diferentes, são homólogos, quando eles derivam de um mesmo caráter no ancestral comum imediato desses organismos.

Carolus Linnaeus (1707-1778), ou simplesmente Lineu, um naturalista, foi quem criou o sistema pelo qual nomeamos os organismos hoje em dia. Ele é considerado o fundador da taxonomia. A taxonomia é ciência das classificações, é a sistemática da organização dos seres vivos em grupos.

O grupo externo é usado como ponto de comparação para o grupo interno e permite especificamente que a árvore filogenética do grupo em estudo seja enraizada.

O fato dos répteis serem animais ectotérmicos é o motivo pelo qual são chamados de animais de “sangue frio” e de não serem capazes de viver em regiões muito frias, como os polos. Para aquecerem seu corpo, os répteis precisam expor-se ao Sol, e para resfriarem-no, precisam esconder-se dele.