O que significa dizer que os nematoides são pseudocelomados?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Pseudocelomados: possuem uma cavidade corporal, entretanto essa cavidade é delimitada em parte pela mesoderme, em parte pela endoderme. Protostômios: no desenvolvimento embrionário, a boca é formada antes do ânus.

Os nematoides podem ser classificados como endoparasitas e ectoparasitas, que afetam principalmente os órgãos subterrâneos das plantas, como as raízes. Endoparasitas são os nematoides que passam a maior parte do ciclo de vida dentro das raízes das plantas.

A reprodução é sexuada, havendo fecundação de gametas que mantêm a variabilidade gênica da espécie, podendo ser monóica ou dióica. O ciclo de desenvolvimento costuma ser complexo, com diversos estágios, às vezes passando o organismo parasita por mais de um hospedeiro.

Os pseudocelomados têm um falso celoma e são chamados dessa forma por não ser uma cavidade totalmente forrada por um tecido mesodérmico.

Um exemplo de animal pseudocelomado são os vermes circulares ou nematoides, como a lombriga. Existem também animais triploblásticos que não possuem nenhuma cavidade corporal. São os chamados acelomados. Um exemplo clássico são os vermes achatados ou platelmintos, como as planárias.

As funções ecológicas dos nematoides no solo incluem a decomposição de matéria orgânica, a mineralização de nutrientes, a degradação de toxinas e a regulação da população de micro-organismos, podendo estimular o desenvolvimento de plantas.

4-(FAMECA SP)Os nematódeos apresentam características que permitem considerá-los mais complexos que os cnidários. É correto afirmar que os nematódeos apresentam : *a) células com nematocisto e anel nervoso.

Além disso, os nematódeos podem ser espalhados por meio de mudas produzidas em substratos ou solos infectados, máquinas e implementos agrícolas e até o movimentos de animais e pessoas. Por isso, a rotação e a sucessão de culturas têm papel fundamental no aumento ou diminuição da população desses organismos no solo.

Nematoides são vermes microscópios e geralmente abundantes no solo, água doce e salgada e muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. Plantas do gênero Capsicum podem ter sua safra prejudicada por fitopatógenos, inclusive os fitonematoides.

O ciclo de vida, ou ciclo biológico básico dos nematóides compreende o ovo, quatro estádios juvenis (J1 a J4) e a forma adulta (macho ou fêmea). O verme, durante o período de crescimento (estádios juvenis até adulto), passa por quatro ecdises, ou seja, por trocas periódicas do tegumento.

Nematódeos são animais de simetria bilateral, de corpo geralmente fusiforme, às vezes subcilíndricos ou esféricos, com tubo digestivo com- pleto, sem traços de metamerisação, com musculatura interrompida nas linhas medianas e laterais, campos longitudinais, e geralmente com sexos separados, acarretando algumas vezes ...

Habitat dos nematódeos
Eles podem ser observados, por exemplo, no ambiente terrestre, marinho e de água doce. Algumas espécies de nematódeos são parasitas, que podem ser observadas, portanto, no corpo de outros seres vivos. Esse é o caso das lombrigas, que podem ser vistas habitando o intestino de alguns indivíduos.

A maioria dos nematóides é de vida livre, alimentando-se de microrganismos, tais como bactérias (bacteriófagos), fungos (micetófagos ou micófagos), algas (algívoros), protozoários (protozoófagos).

Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido.

Pseudoceloma (do grego pseudo = falso, celoma = cavidade) é uma cavidade nos nematoides, onde há um sistema digestivo completo, um sistema excretor composto por um canal longitudinal e um sistema nervoso parcialmente centralizado.

Os animais acelomados, como os platelmintes, não possuem celoma; os animais pseudocelomados, como os nematodes, possuem um pseudoceloma; os animais celomados, como os anelídeos, possuem celoma.

A mais importante vantagem da existência de um celoma é que os órgãos estão situados dentro de um invólucro flexível, no qual podem funcionar sem ter que resistir a pressões dos músculos circundantes.

O celoma surge como uma cavidade da mesoderme (um dos folhetos embrionários da gástrula). No processo esquizocélico, o celoma forma-se por separação das bandas de mesoderme que se formam a partir de células na região do blastóporo (abertura do arquêntero, a cavidade da gástrula, para o exterior).

Exemplos de animais celomados
Dentre os invertebrados, estão por exemplo os loloforados e os briozoários, que são criaturas marinhas, pequenas e com formato que lembra um verme. Também são invertebrados celomados os equinodermos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e outros.

Animais triblásticos podem ser classificados em acelomados (o mesoderma ocupa todo o espaço interno do corpo animal; ex.: planárias e tênia – Platelmintos), pseudocelomados ou blastocelomados (ocorre presença de celoma entre o endoderma e o mesoderma; ex.: lombriga – Nematelmintos) ou celomados ou eucelomados, com ...