O que significa dizer que os elementos são Isoeletrônicos?

Perguntado por: irebelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

* Isoeletrônicos: Átomos ou íons que possuem o mesmo número de elétrons.

Os isótonos (isotonia) são átomos de elementos químicos distintos os quais apresentam diferentes números atômicos (Z), diferentes números de massa (A) e o mesmo número de nêutrons.

São átomos que apresentam o mesmo número de elétrons.

Como identificar isótonos? Isótonos são átomos que possuem o mesmo número de nêutrons (n) e diferentes números de massa (A) e número atômico (Z). Para verificar se dois átomos são isótonos, devemos utilizar a seguinte fórmula: n = A – Z.

Raio de íons isoeletrônicos:
Íons isoeletrônicos são aqueles que possuem a mesma quantidade de elétrons e, consequentemente, a mesma quantidade de camadas eletrônicas. Assim, o que vai diferenciar um do outro é a quantidade de prótons que há no núcleo, isto é, o número atômico.

(Udesc) São chamados de íons isoeletrônicos os íons que apresentam o mesmo número de elétrons. Os íons O2, F1, Na+1 e Mg2+ são considerados isoeletrônicos. Com relação a esses íons, é correto afirmar: a) Em uma série de íons isoeletrônicos, quanto maior o número atômico, maior é o tamanho do átomo.

Os átomos isótopos são aqueles em que possuem o mesmo número atômico (prótons), porém suas massas são diferentes. Em geral, essa relação se dá entre elementos iguais, isto é, apresentam a mesma molécula principal.

O número atômico é representado pela letra Z e indica o número de prótons (p) existentes no núcleo do átomo. Esta grandeza é característica de cada elemento químico.

O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons; assim, o cátion e o ânion são considerados íons, nos quais os cátions, normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica, apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou ...

Íons são espécies atômicas formadas quando uma espécie eletricamente neutra perde (cátions) ou ganha elétrons (ânions). Bateria automotiva de lítio para carros elétricos. Nessa modalidade de bateria, íons de lítio são protagonistas no processo eletroquímico.

A radiação emitida por alguns isótopos instáveis, se bem dosada, pode ser utilizada também para tratamentos de saúde, exames radiográficos e até para conservar os alimentos por mais tempo!

Isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons no núcleo (mesmo número atômico), mas diferentes números de massa. Por exemplo: O cálcio apresenta-se de modo mais abundante como sendo 20Ca40, ou seja, ele possui 20 prótons e 20 nêutrons, totalizando 40 como número massa.

A classificação dos elementos na Tabela Periódica é feita em cinco grupos: metais, semimetais, ametais, gases nobres e hidrogênio. Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres.

Resumindo: Isótopos – mesmo número Z, mesmo elemento químico, A e N diferentes. Isótonos – mesmo N, elementos químicos diferentes, Z e A diferentes. Isóbaros – mesmo A, elementos químicos diferentes, N e Z diferentes.

Átomos de um mesmo elemento químico têm números atômicos iguais, e quando os números de massa desses átomos são diferentes eles são chamados de isótopos. Exemplos de isótopos são os átomos de Carbono 12 e Carbono 14, esse último muito utilizado para a datação de fósseis, podendo datar objetos de milhões de anos.