O que significa dizer que o recurso é tempestivo?
adjetivo Que acontece no momento exato; oportuno. [Por Extensão] Jurídico. Diz-se do recurso que cumpre o prazo legal; que está dentro do prazo: recurso tempestivo.
Como saber se o recurso é tempestivo?
A tempestividade será aferida pela diferença entre a data de protocolização do Agravo e a data da ciência da intimação a que se refere a decisão agravada.
O que acontece quando o recurso e intempestivo?
Nesse sentido, se as partes podem afastar a incidência de um prazo posto em seu interesse, a intempestividade do recurso seria, quando muito, mera anulabilidade — passível, portanto, de correção.
Quem analisa a tempestividade do recurso?
Nesse sentido, a tempestividade pode ser reexaminada de ofício pelo magistrado ou Tribunal, ou seja, independentemente de provocação da parte, a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição, constituindo, portanto, matéria de ordem pública.
Será considerado tempestivo?
§ 4º Será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo.
O que é tempestividade em um processo?
A tempestividade, definição daquilo que é tempestivo ou oportuno, é um conceito do Direito processual que qualifica atos processuais realizados pelas partes da lide, dentro do prazo previsto em lei. Para que o mérito seja julgado, é necessário primeiro que a tempestividade seja observada.
Qual o prazo da tempestividade?
Nesse espaço trataremos da tempestividade, requisito ligado ao prazo para a interposição dos recursos. Em geral, nos procedimentos cíveis, o prazo é de 15 (quinze) dias, com exceção dos embargos de declaração, cujo prazo é de 5 (cinco) dias (arts. 1.003, § 5º, e 1.023, CPC/2015).
Quando cabe tempestividade?
No que se refere à tempestividade, são 3 (três) as situações que podem colocar em dúvida a adequação temporal do recurso interposto, quais sejam: (i) a existência de feriado local; (ii) a justa causa; e (iii) a paralisação ou interrupção do expediente forense.
O que significa o recurso interposto pela reclamada e tempestivo?
Tempestividade significa que o recurso deve ser interposto dentro do prazo fixado em lei. Todo recurso tem um prazo e, se a parte o interpõe após este prazo, o recurso não será conhecido por intempestividade.
Quem analisa a tempestividade da apelação?
1.010, § 3º do CPC/2015) - O exame de tempestividade deverá ser feito pelo relator a quem for distribuído o recurso de apelação - Decisão reformada - Recurso provido (TJSP, Agravo de Instrumento n.
O que é apelação tempestivo?
Havendo a interposição do recurso de apelação no prazo de 15 (quinze) dias da intimação da sentença, o recurso é tempestivo.
Como recorrer da intempestividade?
Qual o recurso cabível contra a decisão de intempestividade? O recurso cabível contra a decisão de intempestividade de um recurso é o agravo interno. Isso porque a tempestividade do recurso é analisada monocraticamente pelo julgador – e das decisões monocráticas o recurso cabível é o agravo interno, conforme Art.
O que acontece se perder prazo de recurso?
A perda de prazo processual pode trazer sérias consequências ao advogado, como o dever de pagamento de indenização aos clientes, e a possibilidade de sofrer sanções administrativas disciplinares na Ordem dos Advogados do Brasil.
Quando a Apelação é negada qual recurso cabível?
II – agravo: - cabível contra decisões interlocutórias (questões incidentais ao processo) e quando é negada a apelação, ou ainda quanto aos efeitos em que é recebida a apelação, quando o agravo se torna agravo de instrumento.
Quanto tempo leva para conclusos para decisão de admissibilidade?
Atualmente, é de cerca de um mês o tempo aproximado de tramitação do processo desde o seu recebimento na Secretaria de Assessoramento Jurídico em Admissibilidade de Recursos (SAJAR) até a assinatura da decisão de admissibilidade pelo vice-presidente judicial do TRT-2, desembargador Rafael Pugliese.
É tempestivo o recurso interposto antes da publicação da decisão recorrida?
O recurso interposto antes da publicação da decisão recorrida é extemporâneo, salvo se houver ratificação posterior a esse ato processual. [...]” (Ac. de 23.10.2012 no AgR-REspe nº 24395, rel.