O que significa dizer que o ouro tem calor específico de?

Perguntado por: lgonzaga5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Significa que a cada 1,0 g de ouro é preciso ceder ou receber 0,032 caloria de quantidade de energia para variar em 1,0 °C sua temperatura.

O calor específico da água é maior que o do ferro. Então, necessariamente a variação de temperatura da água vai ser menor que a do ferro, pra essa fórmula aí que eu escrevi ser verdadeira. Então: os dois vão variar de temperatura, mas a temperatura final do ferro é maior.

No método por aquecimento, a amostra é colocada no calorímetro com água em temperatura pouco abaixo da temperatura ambiente. O calor específico das amostras é determinado através do aumento da temperatura do sistema (calorímetro + água + amostra) quando recebe energia de um sistema de aquecimento externo.

já as panelas de metal esquentam rapidamente e são excelentes condutoras de calor. Dentre as panelas de metal, a de cobre é a que esquenta mais rápido, seguida do inox e do ferro.

A substância que tem o maior calor específico é a água c = 1,0 cal/g . ºC. Podemos concluir que quanto maior a massa de uma substância, menor o seu calor específico. Q = m.c. .

Quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela pode sofrer variações em sua temperatura. Veja a simulação para a mesma massa de três substâncias diferentes que recebem a mesma quantidade de calor.

calor específico do gelo: 0,5 cal/gºC. calor de fusão do gelo: 80 cal/g.

A água tem um elevado calor específico, o que significa dizer, que ele consegue aumentar ou diminuir bastante sua temperatura sem mudar de estado físico, mas por outro lado isso demora mais a acontecer, se comparado com outras substâncias.

Resumo de “Descubra a Importância do Calor Específico”:
O calor específico pode ser usado para calcular a quantidade de energia necessária para aquecer ou resfriar um objeto, bem como para determinar a capacidade térmica de um material.

Também chamado de calor específico, o calor latente, diferente do calor sensível, é aquele que provoca mudança no estado físico (sólido, líquido, gasoso). É quando a substância troca calor por grama de massa durante a mudança no estado físico.

Isso nos ajuda a entender a diferença entre as grandezas: enquanto o calor específico não depende de nenhuma variável, a capacidade térmica é dependente da massa (ou volume) de uma substância.

A quantidade de calor que gera variação de temperatura é chamada de sensível, e aquela que gera mudança de estado físico é chamada de latente. O calor pode ser definido como a quantidade de energia que é trocada entre dois corpos em virtude da diferença de temperatura existente entre eles.

calor sensível: quando é capaz de alterar apenas a temperatura do corpo; calor latente: quando, após a alteração de temperatura, ocorre alteração de estado e agregação de moléculas de uma determinada substância.

1.064 °C

Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.

= variação de temperatura (K). Pelos dados do enunciado, sabemos que a massa de concreto é de 105 kg e que o calor específico do concreto é de 1 kJ/kg.

ÁLCOOL ETÍLICO (ETANOL) – membro mais importante da classe dos álcoois ( C2H5OH ), com peso molecular: 46,07 ; ponto de ebulição: 78,4ºC ; ponto de fusão: 114,4ºC ; calor específico ( 20ºC ) 0,573 kcal/kg, ºK; calor de vaporização ( 78,3ºC ); 204,3 kcal/kg; índice de refração ( 20ºC ): 1,3610 .

1 – O Seu Material
Metais com alta resistividade, como aço, aquecem rapidamente, enquanto metais com baixa resistividade, como cobre, ou alumínio demoram mais tempo para aquecer.

Durante a noite, o processo se inverte. O ar que está sobre o mar passa a ficar mais quente do que aquele sobre o continente e ocorre a "brisa terrestre". Esse elevado valor para o calor específico -um dos maiores da natureza- confere à água um papel relevante nas condições climáticas do planeta.

Além disso, o grafeno é o metal mais resistente ao calor conhecido no mundo, com ponto de fusão de aproximadamente 4125 K.