O que significa dizer que o nicho ecológico é descrito como um Hipervolume n dimensional?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Um modelo teórico para representar o nicho ecológico de uma espécie, proposto por Hutchinson em 1957, é um hipervolume n-dimensional, do qual cada uma das n dimensões é um dos fatores ecológicos atuantes.

O nicho ecológico pode ainda ser dividido em dois tipos: nicho fundamental e nicho efetivo. O primeiro se refere às condições e recursos necessários para que uma espécie possa existir, considerando-se, nesse caso, um ambiente livre de inimigos naturais e de competição interespecífica.

Enquanto o habitat natural de uma espécie é o local e posicionamento dela em uma determinada localidade geográfica, o nicho ecológico é o conjunto de características e fatores ambientais relacionados à existência dessa espécie na região que habita.

Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um determinado momento. Essa área pode ser a distribuição normal desses organismos ou então um limite escolhido por um pesquisador que estuda aquele grupo de seres.

Enquanto nicho fundamental é basicamente um conjunto de várias características do habitat que permitem a presença do organismo, o nicho realizado considera além das características físicas do ambiente, a presença de outras espécies e suas interações para a possibilidade de ocorrência de determinado organismo.

De modo geral, nicho é descrito como uma pequena área onde vivem determinados seres vivos, entretanto essa descrição é restrita e descreve melhor o conceito de habitat. Na verdade, habitat pode representar o "endereço" da espécie e o nicho ecológico pode ser equivalente à "profissão".

Cada ser vivo (animais e plantas) precisa de um nicho ecológico para sobreviver. Isso porque ele representa a maneira como esses organismos vivem em um determinado ambiente, compreendendo condições físicas e biológicas para o seu desenvolvimento e reprodução.

Enquanto o habitat diz respeito ao local onde um organismo vive, o nicho ecológico relaciona-se com o modo de vida dessa espécie no ecossistema. Ao estudarmos um ser vivo, sempre nos preocupamos em conhecer seu habitat e seu nicho ecológico.

Existem 5 tipos de nicho de mercado: geográfico, demográfico, psicográfico, comportamento de consumo e canal de consumo. A personalização da venda é viabilizada pela estratégia de nicho de mercado; aspecto cada vez mais exigido pelo público, inclusive nas vendas B2B.

Confira 5 dicas de como escolher um nicho para atuar no mercado!

  1. Escolha algo do seu interesse. Em primeiro lugar, é necessário criar uma lista de opções pelas quais você nutra um real interesse. ...
  2. Monitore as tendências. ...
  3. Defina o público. ...
  4. Avalie a rentabilidade. ...
  5. Analise os concorrentes.

Nicho é um subconjunto de um segmento de mercado, que pode ser definido por demandas ou preferências específicas. Um nicho tem características que o diferenciam do mercado como um todo. Exemplo: dentro do mercado de calçados, existe o nicho de calçados ortopédicos.

Níveis de organização em ecologia são: população, comunidade, ecossistema e biosfera. Este último representa o nível mais amplo de organização. Podemos estudar os seres vivos por meio de diferentes formas de organização, desde de níveis moleculares até o conjunto formado por todos os ecossistemas do planeta.

Habitat Natural é a área onde os animais, plantas ou outros organismos vivem na natureza.

Bom, como sabemos, o nicho percebido é menor que o nicho fundamental, em outras palavras é uma porção especifica do nicho fundamental, por isso é considerado um subconjunto do nicho fundamental.

Chamamos de biosfera o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, a camada do planeta Terra que contém organismos vivos.

Os chamados fatores dependentes da densidade são aqueles que im- pedem o crescimento populacional excessivo, devido ao grande número de indivíduos existentes em uma população. As disputas por espaço, alimento, parceiro sexual, acabam levando à diminuição da taxa reprodutiva e ao aumento da taxa de mortalidade.