O que significa dizer que o movimento ou repouso dependem do referencial?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Trata-se do corpo a partir do qual as observações de fenômenos são feitas. O movimento e o repouso dependem de um referencial. Um referencial é o corpo ou lugar a partir do qual as observações de fenômenos diversos são feitas. Ao mudar o referencial, a percepção dos fenômenos também muda.

A importância do referencial para tratar de conceitos de movimento e repouso, se dá pois sem o referencial não tem como estabelecer se algo está em movimento ou em repouso.

Um mesmo objeto pode estar em repouso em relação a um referencial e em movimento em relação a outro. O termo “em relação”, repetido nas frases acima, indica que o movimento é relativo: suas medidas dependem dos referenciais adotados.

O referencial pode ser entendido como o ponto de vista de um observador colocado em determinado lugar no espaço. Só podemos dizer que um objeto está em movimento ou não a partir de um referencial. É possível que um corpo esteja em movimento para um observador e parado para outro.

Trata-se do corpo a partir do qual as observações de fenômenos são feitas. O movimento e o repouso dependem de um referencial. Um referencial é o corpo ou lugar a partir do qual as observações de fenômenos diversos são feitas. Ao mudar o referencial, a percepção dos fenômenos também muda.

É chamado de repouso em Física uma dada situação em que um objeto demonstra a mesma velocidade vetorial em relação a um referencial. Como por exemplo, um passageiro dentro de um ônibus tem um outro passageiro ao seu lado como em repouso, pois suas velocidades e espaços não estão variando entre si.

O termo repouso é definido quando a posição de um objeto sobre algum ponto referencial não muda em um intervalo de tempo. Ela está relacionada aos conceitos básicos de movimento, principalmente Dinâmica e Cinemática, sem preocupação com a causa.

O referencial teórico permite verificar o estado do problema a ser pesquisado, sob o aspecto teórico e de outros estudos e pesquisas já realizados (LAKATOS; MARCONI, 2003).

Um ponto de referência também é uma indicação que permite conhecer uma posição. Se nos basearmos num plano que não assinala os pontos cardinais, por exemplo, não saberemos qual é o Norte ou qual é o Sul. Sem um ponto de referência, deste modo, o plano não tem valor.

Resposta. Um corpo está em repouso quando a sua posição em relação a um dado referencial não se altera; está em movimento quando a sua posição em relação a esse referencial se altera.

Como podemos relacionar o movimento com um sistema de referencia? movimento ser relativo (isto é, depender do sistema de referência), outras grandezas físicas são também relativas. Esse é o caso da posição de uma partícula.

Nesse sentido, um corpo pode estar em movimento em relação a um referencial, mas em repouso em relação a outro. Por exemplo: imagine um carro com dois ocupantes que passe por um pedestre parado na calçada. Obviamente, o motorista do veículo está em repouso em relação ao passageiro.

A Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia) diz que um corpo em repouso tende a permanecer em estado de repouso e um corpo em movimento uniforme em uma linha reta, tende a permanecer em movimento constante (a menos que uma força atue sobre ele).

O referencial geralmente determina a forma descrita da trajetória de um corpo, por exemplo se usamos a terra como referencial, pra nos a terra será então um ponto fixo no espaço e o restante se moverá em relação a terra, nesse caso por exemplo descreveríamos o sol se movendo ao redor da terra, já se escolhermos o sol ...

Veja um exemplo: Um passageiro que viaja dentro de um ônibus a 60 km/h está parado em relação ao ônibus. Esse passageiro, no entanto, encontra-se em movimento em relação ao chão, pois afasta-se dele ou se aproxima dele ao se considerar uma posição no chão como referencial.

Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.

O referencial bibliográfico deve ser apresentado por ordem alfabética, indicando autor ou autora, nome do livro ou título do artigo, local, edição e páginas que foram consultadas.