O que significa dizer que o material é bom condutor de calor?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Os bons condutores térmicos apresentam um arranjo atômico ou molecular que tem a propriedade de transferir calor para os átomos ou moléculas em suas proximidades até que todo o objeto entre em equilíbrio térmico. Para compreender melhor, tomemos como exemplo uma barra metálica, que é uma boa condutora térmica.

Normalmente os metais são bons condutores térmicos porque seus constituintes mais elementares, ou seja, as cargas negativas dos átomos ou elétrons, estão fracamente ligados na estrutura do material.

Os metais, a exemplo da mencionada vareta, são bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha e a madeira são maus condutores. O material com baixa condutibilidade ainda pode ser considerado um isolante térmico. Essa diferença de condutibilidade é verificada em espaços como o da cozinha.

Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

Embora não exista um material que conduza de modo perfeito o calor, há vários exemplos que atuam como bons condutores de calor. Alguns deles são a prata, o cobre, o alumínio, o aço e o latão.

A madeira, a borracha e a cerâmica são exemplo de materiais maus condutores de calor.

"Elas são longas e não se ligam bem entre si. Quando o calor é aplicado a uma extremidade do material, isto faz com que as moléculas do local vibrem, mas essas vibrações, que transportam o calor, não podem se mover entre as cadeias porque elas são ligadas entre si muito fracamente."

O melhor condutor elétrico, nas condições normais de temperatura e pressão, é o elemento metálico prata . A prata nem sempre é a escolha ideal como material, entretanto, porque é cara e suscetível a manchas, e a camada de óxido conhecida como manchas não é condutora.

prata

O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

Isolante térmico é um tipo de material que tem como objetivo reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente para o outro. Ou seja, ele cria uma barreira que impede que os transfiram entre si, resultando em uma temperatura mais agradável dentro dos ambientes.

Alguns materiais, como os metais e a água salgada, permitem que a carga passe por eles muito facilmente. Esses materiais são denominados condutores de eletricidade. Isso acontece porque alguns elétrons que compõem os metais estão livres no material, podendo se mover livremente.

No caso específico do cobre, ao contato com uma corrente elétrica, estes elétrons livres movem a corrente de forma rápida por sua superfície com um baixo nível de perda. Com isso, o cobre é considerado um ótimo condutor de energia.

Isolantes e Condutores Térmicos
Como o próprio nome indica, um isolante térmico isola a passagem de calor. Os mais utilizados são: plástico, borracha, madeira, lã, isopor, dentre outros. Por sua vez, os condutores térmicos facilitam a passagem de calor, pois possuem grande condutibilidade térmica.

Basicamente a madeira é um mau condutor térmico em conseqüência de sua estrutura celular (numerosas pequenas massas de ar aprisionadas) e de sua constituição por membranas celulósicas. A madeira é um mau condutor térmico.

Condução térmica é a transferência de calor entre as moléculas de um ou mais corpos, sem que haja transferência de matéria. Se você aquecer um objeto, como uma panela, o ponto de contato entre o fogo e a superfície vai receber o calor inicial, causando maior agitação nas moléculas de ferro na parte de baixo.

O condutor elétrico é um material que conta com uma baixa resistência elétrica, ou seja, que possibilita a passagem de corrente elétrica pelo seu interior com certa facilidade.