O que significa dizer que o homem é um ser racional?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Racional é o ser que pensa, raciocina, que age segundo a razão. Racional serve para descrever o Homem de uma forma geral, e é uma característica que o separa dos restantes animais. O antônimo de racional é irracional, que alguém que é estúpido ou tem uma atitude que revela a falta de raciocínio.

Para Aristóteles, o homem é um animal racional.

Caráter racional: como o próprio nome sugere, as pessoas com esse perfil levam em consideração uma prévia avaliação da situação antes da tomada de decisões. O objetivo final é fazer uma boa escolha utilizando como ponto de partida a razão, podendo atuar então na política e assumindo o papel de governar.

Na filosofia, a racionalidade é muitas vezes vista como a capacidade de raciocinar e chegar a conclusões por meio da razão, em oposição à emoção ou intuição. Nesse sentido, a racionalidade é considerada como uma das principais características que distinguem os seres humanos dos outros animais.

Uma pessoa racional consegue considerar os prós e os contras ao tomar uma decisão, independente dos seus sentimentos. Por um ponto isso é muito bom, pois evita que faça escolhas precipitadas, porém, pode ser vista como fria pelos outros.

2 lógico, coerente, congruente, inteligente, procedente, coeso. Que é razoável: 3 razoável, aceitável, admissível, racionável, concebível, plausível.

A racionalidade pode ser entendida modernamente, a partir de Weber (1994), como aquilo que qualifica o sentido da ação social. Em outras palavras, pode ser entendida como a forma ou a orientação que a ação com sentido assume.

Os pensamentos racionais são focados, mais lógicos e usam experiências passadas, fatos e pesquisas para planejar e tomar decisões. Já o pensamento emocional é mais reativo, às vezes não tem nenhuma lógica e usa as emoções para planejar e tomar decisões.

Os animais são divididos em racionais e irracionais. Os únicos que fazem parte dos animais racionais somos nós, seres humanos. E os irracionais são os demais: leões, papagaios, peixes-boi, vacas, cachorros, etc.

Para a filosofia grega, o homem é um "ser racional", ou melhor dito, um animal que possui razão. Essa definição implica dizer que o homem é uma coisa cuja natureza consiste em poder dizer o que são as outras coisas. Ou seja, a razão permite ao homem definir-se e definir o conjunto do universo.

Golfinhos: a inteligência na água
Isso mesmo. Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

Trata-se de apresentar a Moral como uma exigência da faculdade prática da razão e como fazendo parte da natureza humana. Neste sentido, como se verá, agir moralmente é agir de acordo com nossa natureza racional.

Portanto, o homem, como sujeito, é agente e atua diretamente no processo da obtenção do conhecimento científico, sendo ele base do humanismo moderno. Um exemplo de pensamento racional são os experimentos científicos e as matemáticas.

Qualquer processo de avaliação ou análise, que pode ser chamado de racional, deve ser altamente objetiva, lógica e "mecânica". Se estes requisitos mínimos não são satisfeitos, ou o de irracional, devido à injeção de viés subjetivo.