O que significa dizer que o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas e alternante *?
e assim em diante. Logo se diz que é alternante por ele possuir duas fases, e dependendo de qual for a planta criptógama, uma fase pode ser duradoura e a outra temporária. Nas briófitas, a temporária é o Esporófito e a duradoura é o Gametófito. Nas pteridófitas, a temporária é o Gametófito e a duradoura é o Esporófito.
Por que se pode dizer que ciclo de vida das pteridófitas é igual ao das briófitas só que invertido?
Porque nas briófitas a fase duradoura é o gametófito e a fase passageira é o esporófito, e já nas pteridófitas, a fase duradoura é o esporófito e a passageira, o gametófito.
Qual a diferença do ciclo de vida das briófitas e pteridófitas?
Quais as diferenças entre Briófitas e Pteridófitas? As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.
Como é o ciclo de vida das pteridófitas?
O ciclo de vida das pteridófitas, às vezes chamado de “ciclo de vida das samambaias”, é marcado por uma fase assexuada (dominante) e uma fase transitória sexuada. O ciclo se inicia a partir de uma pteridófita adulta diplóide (2n) que, quando atinge a maturidade, desenvolve os soros na parte inferior da planta.
Por que se pode dizer que o ciclo de vida das pteridófitas?
O ciclo de vida das pteridófitas, assim como os ciclos das demais plantas, é caracterizado pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, é possível observar uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos).
Qual é o ciclo de vida das briófitas?
Nas briófitas, o gametófito é a fase dominante no ciclo de vida. Já nos demais grupos de plantas (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), a fase dominante é o esporófito.
Em que consiste o processo de alternância de gerações?
Situação que ocorre no ciclo de vida de um organismo, em que há duas ou mais formas diferentes - gerações - que se distinguem pela forma, hábitos e processos de reprodução.
Qual a semelhança entre o ciclo de vida das briófitas e pteridófitas em relação a fecundação?
Assim como as Briófitas, as Pteridófitas também dependem da água para a reprodução, pois também possuem o anterozóide (n) flagelado que nada até a oosfera (n) para que ocorra a fecundação e a formação do zigoto (2n). O zigoto cresce e forma o esporófito (2n).
O que as briófitas e as pteridófitas têm em comum?
– Ambas são hermafroditas. – Não produzem flores, sementes e frutos. – Ambas habitam ambientes úmidos e assombrados, e algumas em água doce.
O que significa dizer que as pteridófitas possuem dois ciclos de vida?
O ciclo de vida das pteridófitas apresenta alternância de gerações, sendo uma geração gametofítica (produtora de gametas) e outra esporofítica (produtora de esporos). A fase gametofítica é haploide e independe nutricionalmente da fase esporofítica.
Por que as pteridófitas são mais evoluídas do que as briófitas?
Nesses vegetais, portanto, já é possível observar a presença de xilema e floema, duas estruturas responsáveis pelo transporte de substâncias no interior da planta. Graças a essa característica, as pteridófitas possuem um porte superior ao das briófitas.
Qual foi a evolução das pteridófitas em relação às briófitas?
Outra principal diferença entre as pteridófitas e as briófitas é quanto à sua geração, ou fase dominante: nas pteridófitas, a fase dominante é o esporófito diplóide (2n), enquanto nas briófitas, a geração dominante é o gametófito haplóide (n).
Qual a diferença entre a reprodução de briófitas e pteridófitas?
As briófitas têm como fase predominante, tanto em tempo como relevância, a gametofítica (produtora de gametas). Por sua vez, as pteridófitas apresentam como fase predominante a esporofítica (produtora de esporos).
Qual a importância da água na reprodução das briófitas e pteridófitas?
Nessas plantas observa-se a necessidade de água para que a fecundação ocorra. Isso deve-se ao fato de que os gametas masculinos são flagelados e precisam nadar até o gametófito feminino para fecundarem a oosfera (gameta feminino).
Qual é a função dos esporos tanto nas briófitas como nas pteridófitas?
Nestas "plantas", os esporos são geralmente dispersos pelo vento ou por animais e germinam dando origem a novas plantas que podem reproduzir-se sexualmente - os gametófitos (ver Estratégias de reprodução). Sua função é de realizar a fecundação das plantas, tanto as briófitas quanto as pteridófitas.
Onde ocorre a reprodução das briófitas?
Reprodução das Briófitas
No gametângio feminino, chamado de arquegônio, está o gameta feminino, a oosfera. Esquema do ciclo reprodutivo das Briófitas. Em presença de água, o anterídio libera gametas masculinos (anterozoides), que “nadam” até encontrarem o arquegônio, onde está o gameta feminino (oosfera).
O que é briófitas e pteridófitas?
As briófitas são plantas avasculares. As pteridófitas são plantas vasculares sem sementes.
Em que fase do ciclo de vida das pteridófitas a maior quantidade de DNA por núcleo celular?
Em que fase do ciclo de vida das pteridófitas há maior quantidade de DNA por núcleo celular? gametófitos.
Como é feita a reprodução das pteridófitas?
As pteridófitas se reproduzem assexuadamente por brotamento. Com o desenvolvimento dos rizomas, se formam brotos em pontos espaçados, são os estolões ou estolhos. A partir desses pontos crescem folhas e raízes.