O que significa dizer que o carbono é tetravalente?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A tetravalência do carbono é sua propriedade de formar quatro ligações covalentes, ou seja, ele disponibiliza quatro elétrons ligantes. Isso porque em sua camada de valência o átomo de carbono possui 4 elétrons livres.

Átomos que perderam 1 único elétron são chamados de monovalentes. Aqueles que perderam 2 elétrons são conhecidos como bivalentes. Já os que elementos químicos que perderam 3 elétrons podem ser chamados de trivalentes e os que perderam 4 elétrons são os tetravalentes.

Os estudos referentes à estrutura do carbono foram denominados de postulados de Couper-Kekulé, veja agora estes postulados:

  • 1º postulado: O átomo de carbono é tetravalente. ...
  • 2º postulado: As quatro valências do carbono são iguais. ...
  • 3º postulado: Encadeamento constante.

Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.

O químico alemão Friedrich August Kekulé foi quem estudou as principais características do átomo de carbono. Explicou as propriedades em forma de três postulados: - 1° POSTULADO DE KEKULÉ: TETRAVALÊNCIA.

O químico alemão Friedrich August Kekulé Von Stradonitz (1829-1896) foi um dos pioneiros da Química Orgânica teórica. Entre as suas principais contribuições para essa ciência, temos a descoberta da tetravalência do carbono (o carbono realiza quatro ligações covalentes).

Foi descoberto pelo médico e químico escocês Joseph Black no ano de 1754.

As vacinas trivalentes protegem contra três cepas do vírus, sendo duas de influenza A e uma B. Já as tetravalentes fortalecem a imunização contra os quatro subtipos.

Átomos trivalentes também são conhecidos como átomos aceitadores • Cada lacuna que eles fornecem pode aceitar um elétron durante a recombinação. Átomos aceitadores: alumínio, o boro e o gálio. – repulsão mútua, • Elétrons livres no lado n difundem-se ou espalham-se em todas as direções, inclusive através da junção.

O carbono e os quatro hidrogênios formam os vértices de uma forma tridimensional conhecida como tetraedro, que possui quatro faces triangulares; por isso, disse-se que o metano tem geometria tetraédrica.

1° postulado de Kekulé: o carbono é tetravalente
Como o átomo de carbono possui 4 elétrons na sua última camada, ele tem quatro valências livres e pode fazer quatro ligações covalentes, formando moléculas. Desta forma, o átomo fica estável.

Terciários: Carbonos ligados diretamente a três carbonos. O pentágono violeta identifica o carbono que se encontra entre outros três carbonos. Quaternários: Carbonos ligados a quatro carbonos.

O carbono é um elemento não metálico, localizado no 2° período na família 14 (família do carbono), possui número atômico 6 e massa atômica aproximadamente igual a 12. Assim como outros elementos da mesma família, o carbono é tetravalente, ou seja, forma quatro ligações com outros elementos.

O carbono é um elemento químico de número atômico (Z) igual a 6, o que significa que os átomos que o formam possuem seis prótons em seu núcleo. Sua massa molar é de 12,011 g/mol e na natureza são encontrados três isótopos do carbono, que são: o carbono-12, carbono-13 e carbono-14.

O elemento químico carbono é representado pela letra C.