O que significa dizer que o ar é rarefeito?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

expressão Ar rarefeito. Gás de densidade reduzida observado em lugares com grande altitude, onde a pressão atmosférica é muito baixa, sendo capaz de dificultar a respiração. Etimologia (origem da palavra rarefeito). Do latim rarefactus.a.um.

Em lugares mais altos, como morros e montanhas, estaremos distantes da superfície do planeta, por isso o ar será mais rarefeito, e a pressão será menor. Em locais mais baixos, como na praia, a camada de ar é maior, sendo maior também a pressão do ar.

Basicamente porque a quantidade de moléculas de oxigênio disponíveis, literalmente, diminui. “A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.

Uma atmosfera rarefeita significa uma atmosfera tênue com baixa pressão atmosférica e com pouca concentração e variedade de gases. Encontrado em grandes altitudes. Ao nível do mar, o ar é pesado, com uma massa estável de 1 kg por metro cúbico. À medida que subimos, a pressão do ar vai diminuindo.

Resposta: Ar rarefeito é um gás pouco denso presente na atmosfera em condições especiais. O ar rarefeito está em regiões de baixa pressão atmosférica e grandes altitudes. Ao nível do mar, por exemplo, o ar é pesado, com uma massa estável.

Ar rarefeito é quando tem pouco ar na atmosfera, isso é muito normal em grandes altitudes. Isso acontece porque na medida que subimos a pressão atmosférica diminui e consequentemente o ar. Um exemplo é o pico do Monte Everest, la o ar é tão rarefeito que os alpinistas precisam usar máscaras com oxigênio.

Sobre o ar rarefeito, podemos dizer que se trata de uma porção de gases de baixa densidade e que, estão presentes na atmosfera em determinadas condições especiais.

A temperatura da troposfera diminui com o aumento da altitude. Quanto mais alto o ponto, menor é a quantidade de gases. É por isso que dizemos que o ar fica rarefeito com a altitude.

Os mais comuns são os episódios de tosse e as crises de falta de ar, que começam a limitar atividades corriqueiras do paciente.

1 a) O ar é comprimido quando as moléculas dos gases que o compõem se encontram bem próximas umas das outras. O ar é rarefeito quando as moléculas dos gases estão afastadas umas das outras.

Apesar de não podermos ver, nem pegar o ar com as mãos, nós sabemos que o ar existe. O ar, embora invisível, ocupa lugar no espaço. Sendo que definimos a matéria como tudo o que ocupa lugar no espaço, podemos afirmar que o ar é matéria, como o são a água, a terra, o papel, etc.

2.500 metros

Ar rarefeito
A grandes altitudes (acima de 2.500 metros) o grande problema é que o ar fica “rarefeito”, ou seja, temos menos oxigênio disponível em função da baixa pressão atmosférica. E isso causa efeitos nas pessoas, como cansaço, tontura e falta de ar.

A maioria das pessoas pode ascender de 1.500 a 2.000 metros em um dia sem problemas, mas cerca de 20% das pessoas que ascendem a 2.500 metros e 40% das pessoas que ascendem a 3.000 metros sofrem de alguma forma de doença da altitude.

Campos do Jordão

Com 1628 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, e esse fato é o que justifica as baixas temperaturas e o apelido de “Suíça brasileira”, além da característia mais marcante: arquitetura europeia em grande parte das construções.

Estratosfera

Estratosfera: pode chegar a 50km de altura; nessa camada o ar é mais rarefeito e o O² é mais escasso.

À medida que a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui, o ar torna-se mais rarefeito e leve, exercendo, então, menos pressão sobre a superfície.

São cinco camadas da atmosfera no total e cada uma carrega uma característica e importância diferentes. Elas estão divididas em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

A atmosfera protege o planeta absorvendo a radiação ultravioleta através da camada de ozônio, queimando meteoros por atrito e temperatura impedindo que cheguem até a superfície e regulando a quantidade de calor pelo efeito estufa.

Propriedades do ar: Compressibilidade, Expansibilidade, Elasticidade, Pressão.

Cor, cheiro e gosto
É possível perceber estas três propriedades do ar: ele não tem cor (é incolor), não tem cheiro (é inodoro) e não tem gosto (é insípido).

O ar é uma substância transparente (na maioria dos casos), de constituição variada e permeável, não muito densa, que opõe relativamente pouca resistência aos corpos que se movem através dela.