O que significa dizer que esse Aquífero Guarani e transfronteiriço?

Perguntado por: osantos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Aquíferos transfronteiriços são aquíferos que estão subjacentes a mais de um país ou região política. A gestão dos aquíferos transfronteiriços dependerá da cooperação entre os países e é importante que sejam bem delimitadas para garantir que os aquíferos sejam explorados de forma sustentável.

O Aquífero Guarani ou Sistema Aquífero Guarani (SAG) representa a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta e ocupa uma área de 1,2 milhões de km2. Recebeu este nome em 1996, pois a região onde se encontra está associada ao território onde viviam parte dos índios guaranis.

Considerado o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, o Aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer de quatro países da América do Sul.

Inicialmente, o Aqüífero Guarani foi denominado de aqüífero gigante do Mercosul, pelo fato de se estender sob o território dos quatro países do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água. Para se ter uma ideia de sua extensão, o aquífero Guarani, considerado, agora, o segundo maior, possui uma reserva hídrica de 39 mil quilômetros cúbicos de água.

O Aquífero Guarani é um importante patrimônio natural de todos os países que ele atravessa e uma fonte importantíssima de abastecimento para um grande número de pessoas. Dessa forma, é importante conhecer sua relevância e agir para conservá-lo, garantindo que ele possa fornecer água ainda por muito tempo.

Isso mesmo, um “gigante subterrâneo” chamado Sistema Aquífero Guarani (SAG)! Esse gigante é um grande depósito de água que abrange 4 países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Tem uma extensão de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, equivalente a soma dos territórios da França, Itália e Espanha!

À falta de saneamento e consciência ambiental, soma-se o desperdício e as mudanças climáticas, o que pode levar à diminuição do reservatório, privando seu uso pelas futuras gerações.

Durante muitos anos, o Sistema Aquífero Guarani (SAG) foi considerado o maior do mundo – e ainda hoje figura entre os mais volumosos do planeta.

O Aquífero Guarani consiste em um reservatório subterrâneo de água doce, sendo considerado o segundo maior do mundo. A maior parte dele, cerca de 70%, estende-se por estados brasileiros, como o Mato Grosso, Mato Grosso do sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O aquífero Guarani se constituiu em uma região composta por rochas sedimentares arenosas propensas à percolação e ao armazenamento de água. Essas rochas constituem as formações Botucatu e Piramboia. O volume total de águas presente nesse sistema é estimado em 33.051 km³ ou 33 trilhões de litros.

Alter do Chão ou Sistema Aquífero Grande Amazônia
A quantidade é equivalente a 150 quatrilhões de litros e poderia abastecer toda a população do planeta durante 250 anos. É o maior aquífero conhecido do mundo, e reserva metade da água presente no Brasil.

No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte.

Os aquíferos são mundialmente conhecidos para o abastecimento de água, porque em muitos casos (principalmente nos casos em que ele é confinado), sua água já sai limpa e pronta para o consumo. Isso reduz bastante custos com a purificação da água e dá maior acesso às comunidades mais carentes.

O Aqüífero Guarani representa um recurso estratégico de extrema importância, necessário ao desenvolvimento dos países do Mercosul na medida em que garante a manutenção dos processos econômicos nos países membros.

O Aquífero Guarani desempenha diversas funções econômicas e sociais importantes. Considerado uma grande reserva estratégica, ele fornece uma quantidade de água suficiente para abastecer cerca de 15 milhões de habitantes, desenvolver atividades econômicas essenciais para a população e providenciar lazer.

O AQÜÍFERO GUARANI É O MAIOR MANANCIAL DE ÁGUA DOCE SUBTERRÂNEA TRANSFRONTEIRIÇO DO MUNDO.

Sistema Aquífero Guarani

O Sistema Aquífero Guarani é um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo e possui alto valor estratégico, pois está em região com grande demanda de água. O aquífero é uma formação geológica capaz de armazenar água potável.

Existem 37 aquíferos de grande importância mundial, sendo que 21 deles encontram-se sob condição de estresse hídrico, ou seja, com extração superior à recarga.