O que significa dizer que eles possuem economias emergentes?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 6 votos

Os países emergentes são aqueles que deixaram de ser subdesenvolvidos pelo amplo processo de industrialização pelo qual passaram, mas ainda não possuem um nível de desenvolvimento econômico igual aos países desenvolvidos.

A economia do Brasil apresenta todas essas características gerais que definem os países emergentes: industrialização, abertura econômica, grande presença de empresas estrangeiras multinacionais, forte crescimento do setor terciário (comércio e serviços) e condições de desenvolvimento econômico e humano.

O principal grupo que protagoniza, atualmente, os países emergentes seria o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), embora os russos frequentemente sejam classificados como uma economia em transição para o desenvolvimento, um assunto que gera muitas controvérsias.

Os principais mercados emergentes da atualidade são: China, Brasil, Índia, África do Sul, Rússia, México, Indonésia, Cingapura, Malásia, Turquia, Egito, Chile, Colômbia, Arábia Saudita e Catar.

As economias emergentes em foco
O Brasil, a Rússia, a Índia e a China, acrescidos em 2010 pela África do Sul, formando o grupo dos “BRICS”, são os mais proeminentes dos países com economia emergente.

Embora não exista uma definição exata para os "países emergentes", podemos dizer que são aqueles países cujas economias partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. São também chamados de "países em desenvolvimento".

A China é geralmente considerada uma superpotência emergente devido ao grande número populacional que possui (1.344 bilhões de habitantes), possuir um vasto território rico em recursos naturais, e estar aumentando rapidamente seus gastos e capacidades nos setores econômicos e militares.

A principal diferença entre países emergentes e países desenvolvidos é que estes não são dependentes de matéria-prima. Afinal, esses países possuem produtos com valores agregados e economia diversificada. Esses fatores os permitem superar crises econômicas mais rapidamente que um país com menos recursos.

O país não tem tido o sucesso esperado com a eficiência do gasto na educação, das políticas de educação. É importante melhorar a qualidade e a eficiência dessas políticas. Depois, são necessárias a qualificação dos trabalhadores e a criação de empregos com qualificações que possam suprir melhor a demanda da indústria.

O país adota uma forma de Capitalismo de Estado. Em 2018 foi considerado o 153º entre 180 países com mais liberdade econômica pela Heritage Foundation.

O termo países emergentes surgiu na primeira década do século XXI, e se refere a um grupo de países considerados até então como subdesenvolvidos, ou seja, com baixo desenvolvimento econômico, porém que tiveram um avanço de sua economia, podendo assim ser considerados como países emergentes ou também chamados de países ...

Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita. Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida. Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.

O subdesenvolvimento é um termo elaborado após o término da Segunda Guerra Mundial para designar aqueles países que possuem um baixo índice de riquezas, uma economia enfraquecida, com ausência de fatores estruturais e sociais, além de altos registros de pobreza, concentração de renda e miséria.

O Brasil ficou na 16ª posição entre 17 países que compõem um ranking de desempenho econômico de mercados emergentes. Está à frente apenas da China. A Tailândia e a Rússia lideram a lista, sendo os 2 países com maior potencial de recuperação fiscal em 2021, segundo projeção da Bloomberg.

Os países emergentes — também chamados de países em desenvolvimento ou semiperiféricos — referem-se a um grupo de países subdesenvolvidos, mas que apresentam boas expectativas de crescimento relacionadas aos aspectos econômicos e sociais.

Isso se deve a dois fatores: a África do Sul possui uma economia mais madura que as de outros grandes países africanos; e possui um softpower que nenhum outro país africano possui.