O que significa dizer que as plantas são seres Autotróficos?

Perguntado por: ogalvao9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

As plantas encaixam-se no grupo dos organismos autotróficos, uma vez que realizam fotossíntese. Nesse processo, a energia solar é capturada e convertida em energia química, e o carbono é fixado em compostos orgânicos. Além das plantas, são considerados organismos autotróficos fotossintetizantes algas e cianobactérias.

Entre os organismos que possuem nutrição autotrófica, podemos citar os vegetais, algas, cianobactérias e algumas espécies de bactérias e protistas.

Organismos autótrofos são aqueles que produzem o seu próprio alimento, sendo que a maioria realiza o processo de fotossíntese.

Os autótrofos produzem sua própria comida através da luz ou de energia química. Os heterótrofos, por sua vez, comem outros organismos (animais ou plantas) para obter energia e proteínas.

Organismos autotróficos são seres capazes de sintetizar a matéria orgânica necessária para a sua sobrevivência. Dois processos merecem destaque quando o assunto é nutrição autotrófica: a fotossíntese e a quimiossíntese.

Produtores: são os organismos que conseguem produzir moléculas orgânicas a partir de processos como a fotossíntese e a quimiossíntese. Esses organismos são também conhecidos como autotróficos e ocupam o primeiro nível trófico da cadeia.

As plantas,pois elas produzem seu próprio alimento..

As bactérias autotróficas classificam-se em quimiossintetizantes (retiram energia de compostos inorgânicos do ambiente) e fotossintetizantes (usam a energia da luz). Quanto à necessidade de gás oxigênio nos processos de obtenção de energia a partir de compostos orgânicos, as bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias.

As plantas, algas unicelulares e certas bactérias produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, por isso eles são chamados produtores. Alguns animais não produzem seus próprios alimentos, esses são chamados consumidores.

As plantas são seres vivos. Eles germinam, crescem, se reproduzem e morrem, elas precisam do ar, da água, da luz e do calor do Sol.

AUTÓTROFO = SERES QUE PRODUZEM SEU PRÓPRIO ALIMENTO NÍVEL TRÓFICO NA CADEIA ALIMENTAR = PRODUTORES QUEM = PLANTAS, ALGAS, PLÂNCTONS E ALGUMAS BACTÉRIAS.

Autotróficos: Organismos capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou quimiossíntese. Exemplo: plantas. Heterotróficos: Organismos que se alimentam de outros seres vivos.

A fotossíntese ocorre em organelas denominadas cloroplastos. Essas organelas estão presentes nas mais diversas partes da planta, entretanto, a sua maior ocorrência é no tecido interior das folhas, denominado mesófilo.

A importância dos seres autótrofos vai além da produção de energia. Eles também desempenham um papel crucial na ciclagem de nutrientes, pois absorvem minerais e elementos essenciais do ambiente e os incorporam em suas células.

Os heterótrofos precisam se alimentar de outros seres vivos para obter energia. Essa classificação inclui todos os animais. Existem três níveis de consumidores: Primários: Os consumidores primários são chamados assim pois se alimentam totalmente, ou majoritariamente, dos produtores.

Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.

Seres que captam energia do ambiente e sintetizam moléculas orgânicas a partir das moléculas inorgâni- cas (autotróficos); 2. Seres que, sendo incapazes de sintetizar seu próprio alimento, obtêm-no a partir de outros seres (heterotróficos).