O que significa dizer que a replicação do DNA é bidirecional?

Perguntado por: urodrigues8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Duas forquilhas de replicação são formadas a partir de cada origem de replicação, e essas se afastam da origem nas duas direções, separando o DNA a medida que vão se afastando. Dessa forma, a replicação do DNA nos cromossomos bacterianos e eucarióticos é dita bidirecional.

A replicação do DNA é semiconservativa, o que significa que cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. Esse processo tem início com uma molécula e leva a formação de duas moléculas "filhas", cada uma com uma dupla hélice recém-formada contendo uma fita nova e uma velha.

Alternativa “b”. Para que ocorra a replicação do DNA, inicialmente ocorre a separação das fitas em razão do rompimento das pontes de hidrogênio. Nucleotídeos lives iniciam então o emparelhamento e finalmente ocorre a união entre eles.

Quando observamos o DNA, percebemos que suas duas fitas não seguem a mesma orientação: é a chamada disposição antiparalela. É como se uma fita estivesse de “ponta-cabeça” em relação à outra. Seria este o motivo pelo qual o DNA não é reto como uma escada e apresenta “alças” que caracterizam a dupla hélice?

A síntese de proteínas é essencial para que ocorra a manutenção e o crescimento celular e ocorre em três etapas: iniciação da tradução, alongamento da cadeia polipeptídica e término da tradução.

Replicação

  • Iniciação.
  • Ampliação ou alongamento.
  • Término.

Onde ocorre a replicação do DNA? A replicação do DNA ocorre no núcleo da célula e se inicia em um local específico da molécula de DNA que apresenta uma sequência de bases específica, na qual é reconhecida pela DNA polimerase e por outras enzimas, proteínas e cofatores que estão envolvidos no processo de replicação.

Os três modelos de replicação do DNA

  • Conservativo. A replicação produz uma hélice feita inteiramente de DNA antigo e uma hélice feita inteiramente de DNA novo.
  • Semiconservativo. A replicação produz duas hélices que contêm uma fita de DNA antigo e uma fita de DNA novo .
  • Dispersivo.

A replicação do DNA ou duplicação do DNA é um processo de grande importância para a transmissão do material genético, pois, quando ocorre a divisão celular, esse material será dividido de forma igual entre as células-filhas. A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase.

A replicação é um processo de síntese de novas cadeias de DNA a partir de cadeias de DNA parentais utilizadas como molde. Nos humanos e outros eucariotas, a replicação ocorre no núcleo da célula.

Sobre o processo de replicação do DNA nos organismos, é correto afirmar o que segue. A enzima DNA polimerase utiliza as fitas do DNA como molde para a replicação e a transcrição, respectivamente. É semiconservativa, pois as novas duplas fitas são formadas a partir do DNA mãe.

Quais são os três requisitos principais da replicação? Um molde de DNA unifilamentar, Matérias-primas para serem montadas em um novo filamento de nucleotídeos, Enzimas e outras proteínas que “leiam” o molde e montem os substratos em uma molécula de DNA.

Replicação. As células se reproduzem dividindo-se em duas. Como cada célula nova precisa de um conjunto completo de moléculas de DNA, as moléculas de DNA na célula original devem se reproduzir (replicar) durante a divisão celular.

Polaridade inversa: Os dois filamentos de polinucleotídicos ocorrem em sentidos opostos, porque eles tem polaridade inversa, então a ponta 5 de um filamento é oposta a ponta 3 do outro filamento.

Ou seja, a molécula de DNA apresenta a forma de uma escada em caracol, na qual os "degraus" são compostos por bases de nitrogênio dos nucleotídeos e, os "corrimãos" são fosfato e açúcar ligados covalentemente - por isso, diz-se que o DNA tem o formato de uma fita helicoidal.

A transcrição usa uma das duas fitas de DNA expostas como molde; essa fita é chamada de fita molde. O produto de RNA é complementar à fita molde e é quase idêntico à outra fita de DNA, chamada de fita não molde (ou codificante).