O que significa dizer que a lógica é um instrumento O que seria um conceito do ponto de vista lógico?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Resposta: Um instrumento no sentido de que a lógica não é uma ciência em si, mas o meio que nos permite alcançar a ciência, o conhecimento, através de argumentos coerentes e verdadeiros em qualquer tempo e lugar.

A lógica, como estudo e identificação das formas válidas e corretas na linguagem, também se dedica a identificar e qualificar aquilo que não possui uma validade formal coesa e correta. A palavra que nomeia essas situações de não correção da forma daquilo que foi enunciado pela linguagem é falácia.

A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.

O pensamento lógico é o ato de analisar uma situação e chegar a uma solução sensata. Semelhante ao pensamento crítico, o pensamento lógico requer o uso de habilidades de raciocínio para estudar um problema objetivamente, o que permitirá que você faça uma conclusão racional sobre como proceder.

Os três princípios básicos da lógica. Um raciocínio precisa estar alinhado com três princípios básicos para que possa ser considerado lógico. Esses princípios são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.

Resposta: Um instrumento no sentido de que a lógica não é uma ciência em si, mas o meio que nos permite alcançar a ciência, o conhecimento, através de argumentos coerentes e verdadeiros em qualquer tempo e lugar.

O estudo da lógica pode ser bastante útil para nos ajudar a fundamentar nossas próprias conclusões ou mesmo para analisar a validade dos argumentos de outros. Desta forma ela serve não somente ao mundo acadêmico mas também é bastante útil como uma ferramenta para o exercício do raciocínio crítico no dia-a-dia.

Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.

Raciocínio coerente: 1 coerência, congruência, fundamento, sentido, nexo, racionalidade, razão, raciocínio, método, logicidade, dialética.

Mas então como é a linguagem usada em lógica? É a linguagem usada para afirmar ou negar alguma coisa, para dizer algo sobre o mundo, para apresentar argumentos. Deve ter uma função informativa ou referencial.

Basicamente, são três os métodos de raciocínio utilizados: o indutivo, o dedutivo e o dialético.

Use aplicativos e jogos de raciocínio lógico
Aplicativos e jogos específicos podem ajudar a treinar o seu cérebro para pensar de forma lógica. Eles servem para fazer esse treino de forma divertida e contribuir para a flexibilidade cerebral por meio de exercícios, brincadeiras e charadas.

Na dedução, a conclusão apenas explicita ou reformula o que já havia sido dito pelas premissas, o raciocínio objetiva tornar explícito o conteúdo das premissas. É o princípio lógico segundo o qual se deve partir das partes para o todo.

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

A mobilização do raciocínio lógico permeia diversas atividades do nosso dia a dia, entre elas, a leitura, as tomadas de decisões, as escolhas, entre outros.

A construção do pensamento lógico-matemático é desenvolvida pela percepção das diferenças contidas nos objetos que estão na realidade externa. Para Kamii (1999, p. 14) “a diferença é uma relação criada mentalmente pelo indivíduo quando relaciona dois ou mais objetos”.

A lógica está presente em diversos ramos da Matemática, como a probabilidade, os problemas de contagem, as progressões aritméticas e geométricas, as sequências numéricas, equações, funções, análise de gráficos entre outros.

LÓGICA: UM INSTRUMENTO PARA O PENSAR.