O que significa dizer que a filosofia nasce do espanto?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Para Aristóteles, a filosofia surge do espanto, da admiração. O espanto causa a atitude do filosofar justamente por despertar o indivíduo para o questionamento, para que estes deixem a condição de ignorância e construam o conhecimento verdadeiro.

"O que levou os homens às pesquisas filosóficas foi o espanto", Aristóteles.

O espanto, essa admiração e perplexidade referida por Aristóteles, é o que tira o indivíduo da inércia e o lança à busca pelo conhecimento. No Mito da Caverna, metáfora proposta por Platão, o filósofo também afirma a importância do olhar crítico sobre a realidade e a necessidade da busca por novos saberes.

1. Estado de assombro, de medo, terror; SOBRESSALTO; SUSTO: Teve um momento de espanto ao ver a enorme sombra. 2. Qualidade do que é surpreendente, do que provoca admiração, pasmo: Aquela mulher tão forte era um espanto.

Diz Platão, no Teeteto: “É verdadeiramente de um filósofo este páthos – o espanto; pois não há outra origem imperante da filosofia que este” 2. O espanto, como nos apresenta Platão, é o princípio, a origem de todo filosofar.

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

Sócrates costumava dizer que a filosofia nasce do espanto, neste sentido, o espanto é a fonte da filosofia; ela é possível em qualquer coisa que imaginarmos uma forma para a compreensão dos fundamentos das coisas que encontramos diariamente.

Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia). Para o filósofo, saber que não se sabe é preferível a saber mal. Ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.

É comum explicar o nascimento da filosofia cronologicamente,dando destaque a seu início entre os gregos antigos. Para um aluno iniciante, isso muitas vezes faz pensar que se trata de uma disciplina sem atualidade.

O QUÊ É FILOSOFIA? A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

Condições Históricas para o Surgimento da Filosofia

  1. O comércio, as navegações e a diversidade cultural. ...
  2. O surgimento da escrita alfabética. ...
  3. O surgimento da moeda. ...
  4. A invenção do calendário. ...
  5. O surgimento da vida pública (a política) ...
  6. O surgimento da razão.

Na filosofia, a admiração ou espanto é o princípio fundamental para começar a filosofar, ou seja, é um processo atractivo através do qual não passamos indiferentes perante qualquer coisa, mas colocamo-nos em movimento, partindo de coisas simples para coisas mais complexas, terminando no conhecimento de si, como ...

Segundo Aristóteles, discípulo de Platão, o espanto na vida cotidiana promove questionamentos e provoca a contemplação, pois desperta um incômodo que nos leva a inquerir e cogitar possibilidades configurando o movimento do exercício filosófico.

A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval - que até então era voltado à fé cristã - para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.

espanto

  1. ato ou efeito de espantar ou espantar-se.
  2. medo excessivo.
  3. assombro; pasmo; surpresa.
  4. perturbação; desassossego.

Espanto: “Eita!”, “Ué!”, “Oxente!”, “Uai!”. Frustração/impaciência: “Arre!”, “Puxa!”, “Ave!”.

1 assombro, pasmo, admiração, fascínio, maravilha, surpresa, choque, estupefação, perplexidade, estuporação, espavento, estranheza, estranhez, confusão.

Por isso, Platão e Aristóteles disseram que a primeira virtude do filósofo é admirar-se, ser capaz de se surpreender com o óbvio e questionar as verdades dadas.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

da Livraria da Folha
O sábio foi condenado à morte por envenenamento sob a acusação de corromper os jovens com ideias subversivas. Não menos famoso, Platão (427-347 a.C.), seu discípulo direto, compôs o diálogo "Apologia de Sócrates" para defender a memória do filósofo.

21. Sobre as origem da Filosofia, é correto afirmar: a. ( X ) Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.