O que significa dizer que a filosofia é filha da polis período arcaico?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A filosofia e a política nasceram na mesma época, século VI a.c, daí vem o hábito de dizer que “a filosofia é filha da pólis”. Nesse período, embora a cosmologia fosse o ponto alto dos discursos filosóficos, muitos pré-socráticos foram responsáveis pela administração de suas cidades.

Porque O nascimento da pólis marcou um começo, por ter provocado grandes mudanças na vida social e nas relações humanas ele fez com que as pessoas daquela época, discutissem e argumentassem mais, foi aí que a expressão por meio de debate deu origem a política.

Pode-se afirmar que a Filosofia é filha da cidade-estado grega (pólis). A pólis grega surgiu entre os séculos VIII e VII a.C., e os primeiros filósofos surgiram por volta do século VI a.C. nas colônias gregas.

Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.

A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.

Questão Sobre a Grécia antiga e a polis, é CORRETO afirmar: A polis foi criada por um povo superior, homogêneo, composto por guerreiros que, por volta de 2000 a.C., conquistaram a região da Grécia e, do século VIII ao VI, passaram de uma sociedade camponesa e guerreira para uma civilização centrada na cidade.

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos e os acontecimentos de maneira racional.

As pólis gregas eram as cidades-Estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Principais características das pólis gregas: Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência.

Polis Grega: Filosofia
Uma vez que a polis representava um dos modelos de organização social, política e econômica do mundo grego, ela foi essencial para o desenvolvimento da sociedade bem como do pensamento humano, mediados pelos processos de socialização que ocorriam entre os cidadãos nos locais públicos.

A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".

O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.

Mileto

Desde o seu surgimento, em Mileto no século VI a.C., e do aparecimento da palavra “filosofia”, que Cícero e Diógenes atribuem a Pitágoras, muitos filósofos tentaram responder à pergunta sobre o que é a Filosofia.

Resposta verificada por especialistas. A filosofia nasceu da Pólis. Este termo é geralmente utilizado para afirmar que a filosofia assim como a política surgiram na mesma época, porém, a filosofia atua como um braço da política.

Afirmar que a Filosofia é grega, basicamente, é afirmar que as origens dela são gregas. A Filosofia Ocidental, que é a que mais estudamos por meio dos livros convencionais, surgiu na Grécia Antiga, com um marco do período vida de Sócrates, que revolucionou a forma de pensar, passando a focar no indivíduo.

Pólis é uma organização nascida na Grécia Antiga, representando as cidades-estado daquela região e período. Elas surgem por volta do século VIII a.C., e as representantes mais emblemáticas da História são Esparta e Atenas. Algumas de suas características são: independência política (leis e organização próprias);

1 cidade, sede, capital, centro, metrópole, cidade-estado.

A polis é uma criação da natureza e que "o homem é por natureza um animal político (zoon politikon)" (Aristote, 1982, I, 2, 1253 a 2 e III, 6, 1278 b, 20).

Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.