O que significa dizer que a estrela do mar tem simetria Pentarradial?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Como muitos dos equinodermos possui cinco braços, podemos dizer que essa simetria é pentarradial, ou seja, cada braço é igual aos demais.

Por que a simetria radial da estrela-do-mar é considerada secundária? Porque nestes animais, a simetria radial evoluiu a partir de ancestrais com simetria bilateral, o que pode ser evidenciado pelas larvas dos animais deste filo, nas quais a simetria bilateral está presente.

A simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal. Animais com esse tipo de simetria recebem o nome de radiados.

A simetria radial ou simetria radiada é aquela em que alguns eixos, e não apenas um plano, passam através do animal, e as partes se repetem em volta deste eixo. Este tipo de simetria é encontrado em cnidários (celenterados) e equinodermos.

Equinodermos. Animais marinhos que contam com um exoesqueleto calcário e um sistema hidrovascular, os equinodermos possuem simetria pentarradial, ou seja, seus corpos possuem cinco lados iguais.

Existem três tipos de simetria, são elas: Simetria reflexiva: quando a forma pode ser dividida em duas partes iguais. Simetria de translação: quando uma figura é movida sem rotacionar, em qualquer direção. Simetria de rotacional: quando uma figura é rotacionada em relação a um de seus pontos.

Existem quatro tipos de simetrias em um plano: rotação, translação, reflexão e reflexão com deslizamento. A palavra “simetria” é um derivado do latim do século XVI a partir das palavras gregas para “juntos” (syn) e “medida” (metron).

Esta imagem foi retirada de um vídeo tutorial Smartick, nela podemos observar que a estrela tem 4 eixos de simetria, por outro lado, as mãos têm apenas 1 eixo de simetria, que é a reta vertical.

Possuem simetria radial em sua fase adulta e seu corpo é formado por um disco achatado central de onde parte o sistema nervoso primitivo, que é constituído apenas por uma rede de neurônios sem um órgão central. Também é do disco central que saem os braços desses organismos.

Tipo de simetria em que um eixo, oral-aboral, passa através do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo. Divide o animal em partes iguais. Encontrada em algumas esponjas, em cnidários (como a anêmona-do-mar) e em equinodermos (como as estrelas-do-mar).

Os equinodermos são organismos triblásticos (possuem três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme), celomados (possuem uma cavidade corporal, revestida por tecido derivado da mesoderme, chamada de celoma) e que possuem simetria radial.

De forma raiada; disposto em raios, em relação a um centro.

Simetria radial é aquela em que metades simétricas são obtidas apenas por planos de corte longitudinais, orientados como os raios de uma circunferência. Já a simetria bilateral é aquela em que um único plano que divide o objeto em metades simétricas (AMABIS & MARTHO, 2004).

Os animais que apresentam simetria bilateral representam a vasta maioria dos organismos no planeta. Como exemplos: Vermes achatados, moluscos, crustáceos, insetos, equinodermos e cordados.

Simetria é a harmonia de forma e tamanho entre as partes de um objeto ou imagem. Ela pode ser definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que as partes são exatamente iguais.

Na Matemática, dizemos que uma figura é simétrica se ela puder ser dividida em duas partes exatamente iguais, rotacionada ou deslocada em relação a um ponto e continuar com sua forma original.

Resposta. Três eixos de simetria (diagonal e central).

Os macacos antropoides são os animais mais semelhantes ao ser humano. “Antropoide” significa “que se parece com um homem”. Algumas classificações incluem o próprio homem no grupo dos antropoides. As demais espécies de macacos também são primatas, mas os antropoides são diferentes deles em muitos pontos.

Quando se fala em animais assimétricos é preciso lembrar dos poríferos: as esponjas do ar. A divisão corporal não tem eixo de simetria. Já os animais com simetria radial têm como exemplos as estrelas-do-mar, que são os equinodermos. As divisões se repetem ao longo do corpo.