O que significa dizer que a célula é uma unidade básica estrutural e funcional dos seres vivos?

Perguntado por: abarbosa7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos; Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente. Assim sendo, utilizando essa teoria como base, podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Dizemos que a célula é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos. Morfológica refere-se à forma/formato e fisiológica refere-se às funções vitais, ou seja, todas as reações químicas que ocorrem no corpo de qualquer ser vivo para que ele se mantenha vivo.

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.

A célula é considerada a unidade fundamental para a vida pois é nela que ocorrem todos os processos metabólicos. A célula sozinha é capaz de sobreviver ao meio ambiente, realizar as suas atividades metabólicas e se reproduzir, diferente da matéria inorgânica, que não é capaz de realizar metabolismo.

Células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os seres vivos apresentam células. Devido à ausência dessas estruturas, muitos autores não consideram os vírus seres vivos. Células podem ser classificadas em procariontes e eucariontes.

Todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético. As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Todos os seres vivos são constituídos por células, com exceção dos vírus, que são organismos acelulares.

UNIDADE FUNCIONAL/SEGMENTO MOTOR DA COLUNA VERTEBRAL
A unidade funcional da coluna vertebral, também conhecido como segmento motor, é constituída pelas duas vértebras adjacentes interligadas pelo disco intervertebral. Ele é que propicia a flexibilidade da coluna e ao mesmo tempo estabilidade.

A célula é a estrutura funcional que constitui todo ser vivo, exerce funções no DNA, metabolismo, sintese de proteina, reprodução e divisão. armezenar e replicar dna, síntese de carboidratos e filtração de substancias intra e extracelulares, assim também produzindo energia.

As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da variedade dos tipos celulares, algumas partes são encontradas em todas as células.

As células são consideradas unidades morfológicas e funcionais de todas as formas de vida; Todas as células originam-se de outra célula preexistente, ou seja, todas as células apresentam capacidade de divisão.

Os tecidos são conjuntos de células semelhantes em estrutura e função. Como exemplo de tecidos, podemos citar o epitelial, conjuntivo, muscular, ósseo e nervoso.

Uma célula é formada por algumas partes básicas.
As células procariontes são aquelas que não apresentam núcleo celular definido, por isso, o material genético fica disperso no citoplasma. Já as células eucariontes são aquelas em que o material genético está presente em um núcleo celular envolto por uma dupla membrana.

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Células procarióticas e eucarióticas são tipos celulares que se diferenciam, entre outras características, pela presença ou ausência de núcleo. Enquanto as células procarióticas não apresentam material genético envolvido por envoltório nuclear, as eucarióticas possuem um núcleo bem definido.

As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.

Organização celular
Eles podem apresentar uma célula (seres unicelulares) ou várias células (seres pluricelulares). As células são estruturas altamente organizadas e funcionam coordenadamente. Nos seres multicelulares, células semelhantes se combinam para formar os tecidos, que participam da construção dos órgãos.

Segundo a teoria celular, todos os organismos são formados por células e estas surgem apenas por divisão de células preexistentes. Nos dias atuais parece clara a existência de células formando os seres vivos, entretanto, somente com a invenção do microscópio essa ideia passou a ser difundida.