O que significa dizer o gelo sublimou?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

E, ao contrário do gelo comum que derrete, ele passa diretamente para o estado gasoso, isto é, sublima. Essa é a propriedade mais importante do gelo-seco, pois quando ele passa para o estado gasoso, arrasta consigo moléculas de água, originando uma névoa mais densa que o ar.

A passagem do estado sólido para o gasoso ocorre quando a pressão ambiente não é suficiente para impedir que as partículas atômicas se evaporem de imediato, e assim o material não passa pelo estado líquido e vai direto para o gasoso.

Sublimação é um fenômeno físico-químico que consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido.

A passagem do estado sólido para o gasoso se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido.

Sublimar é encontrar satisfação para a pulsão em outro lugar que não o do sintoma, que não o do retorno do recalcado, que não o da contínua substituição significante.

1 purificar, depurar, aprimorar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 engrandecer, enobrecer, dignificar. 3 sobressair.

O gelo sublima quando passa do estado sólido diretamente para o estado gasoso da matéria, sem ter passado pelo estado líquido.

O sublima-dor percorre a trama da ordem pulsional em que o efeito é o da indiscriminação, muitas vezes evidenciado pelo destino psíquico indeterminado, ou mesmo pela indistinção entre a obra e o criador, ou seja, entre o objeto-efeito da sublimação e aquele que sublima.

A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O gelo seco, a naftalina e o iodo são exemplos clássicos que sofrem essa mudança porque sublimam naturalmente, em condições de temperatura e pressão ambientes.

É um processo amplamente utilizado em diversos setores industriais, como na produção de materiais como o silício e na impressão por sublimação, que permite a produção de produtos personalizados com alta qualidade e durabilidade.

Assim, todos os sólidos que possuem uma pressão de vapor apreciável a uma determinada temperatura normalmente podem sublimar no ar (por exemplo, gelo aquoso imediatamente abaixo de 0 ° C).

O processo de sublimação consiste na transferência, por meio de uma prensa térmica, de uma imagem impressa num papel especial, chamado de papel sublimático, para a superfície do produto.

Na sublimação, o gás carbônico não se transforma em outra substância, ainda é gás carbônico. O que acontece é uma mudança de estado, do sólido para o gasoso. Portanto é um fenômeno físico.

O gelo-seco é o dióxido de carbono sólido, cujas moléculas apresentam força intermolecular de dipolo induzido, que são facilmente rompidas, levando à sua sublimação.

A sublimação foi descoberta por Nöel de Plasse quando trabalhava numa empresa francesa do ramo têxtil, chamada Lainère de Roubaix, criadora da revista Mon Tricot . Ele percebeu que alguns corantes têxteis poderiam passar diretamente do estado sólido para gasoso em temperaturas acima de 190ºC.

Outra maneira de sublimar que talvez não identifiquemos como tal é através das novas tecnologias. São recursos maravilhosos que utilizamos diariamente para sair das nossas angústias. Por exemplo, podemos assistir séries que incluam acontecimentos inaceitáveis no mundo real, como matar.

Resumo. Freud pensa a sublimação ("Sublimierung") como uma modificação das ações e objetos de satisfação ("Befriedigung") dos impulsos sexuais, ocasionada pela diferença entre o grau de pressão do desejo e as possibilidades de satisfação direta.