O que significa dizer Deus de Abraão de Isaque e Jacó?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Deus de Abraão, Isaque e Jacó é o Deus verdadeiro ao qual servimos e adoramos. Não há outro diante do qual devemos nos prostrar (Êx 20.1-5). Ele é o grande EU SOU (Êx 3.14), o que ERA, É e SERÁ eternamente. Amém!

Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...

Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.

Isaque é um nome de origem hebraica que significa "ele sorri" ou "ele ri". Segundo a Bíblia, Isaque era o descendente de Abraão e Sara, e pai de Jacó e Esaú. É um dos três patriarcas do povo de Israel, Abraão, Isaque e Jacó.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

Jacó era filho de Isaac (ou Isaque) e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão. Sua história ocupa vinte e cinco capítulos do livro de Gênesis. Feita a profecia de Deus a Rebeca sobre as duas nações que nasceriam do seu ventre é que nascem Esaú e Jacó.

Por que Isaac não mudou de nome? Porque quem deu o nome para Isaac foi o próprio Criador. Os outros receberam seus nomes de seus pais.

Antes de Abraão ir para o Egito, o Senhor falou com ele face a face e o instruiu a respeito da natureza e ordem do cosmos e do fato de Jesus Cristo ser o ponto central do Plano de Salvação. O Senhor disse a Abraão que declarasse ao povo do Egito o que ele havia aprendido.

Por fim, Deus prometeu proteger Abraão e fazer dele uma bênção; e mais do que isso, prometeu abençoar todos os povos da terra através de Abraão. Essa promessa de Deus no chamado de Abraão revela que de fato o propósito divino para ele ia além de sua salvação pessoal ou da salvação de sua casa.

Abrão volta a Betel, onde ergueu o altar para Deus e o invoca novamente. Ele agradece ao Senhor por nunca tê-lo abandonado e sacrifica um animal como gesto de fé e gratidão.

Ele sabia que Deus era poderoso para ressuscitar Isaque dos mortos (Hb 11:19) e cumpriria sua promessa mesmo com o sacrifício. Portanto, descansar e confiar nas promessas de Deus nos capacita a obedecê-Lo mesmo nas situações mais adversas.

Abraão servia a um Deus que tem poder para trazer à existência tudo aquilo que não existe. Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação. Ele creu, mesmo quando não havia nenhuma esperança.

Ele exigiu que Abraão se submetesse a essa provação porque queria dar-lhe glória, exaltação e honra; Ele pretendia torná-lo rei e sacerdote, compartilhando de Sua própria glória, poder e domínio.” (George Q.

Isaque é o filho da promessa porque foi através de sua linhagem que Deus cumpriu sua promessa a Abraão de estabelecer uma grande nação através da qual o Messias veio ao mundo. Em Cristo, o grande Filho de Abraão da descendência de Isaque, todas os povos da terra são abençoados (Gênesis 12:3; Gálatas 3:16).

Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.

A história de Isaque e Rebeca ensina que o casamento não se baseia apenas no amor, mas na fé. Gênesis 24 nos conta a história de como Abraão enviou seu servo para encontrar uma esposa para Isaque. O servo partiu e fez uma oração muito específica para ajudá-lo a identificar quem seria essa esposa em potencial.

Quando Isaque estava em Gerar, ele foi questionado pelos homens daquele lugar acerca de Rebeca. Tal como havia feito Abraão em duas ocasiões anteriores, Isaque também escondeu que Rebeca era sua esposa (cf. Gênesis 12; 20). Ele disse aos homens de Gerar que Rebeca era sua irmã.