O que significa distanciamento emocional?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

O distanciamento emocional significa dar um tempo nas emoções do relacionamento, mas você ainda pode compartilhar as tarefas e atividades diárias com a outra pessoa.

Alguns sintomas que podem ser reflexo de bloqueio emocional são: apatia ou falta de interesse em se envolver com outras pessoas; dificuldade de expressar emoções e sentimentos; ter pensamentos negativos na maior parte do tempo; ansiedade descontrolada; irritabilidade; sensação de frustração; insegurança; estresse ...

Significado de Distante
[Figurado] De expressão e comportamento reservados; frio, desapegado, indiferente: sinto-o distante hoje.

Manter-se ocupado é um passo importante para redirecionar seu foco e distrair a mente desses sentimentos não correspondidos. Não se dê tempo para pensar nisso. Trabalhe como voluntário ou envolva-se em uma causa que seja importante para você.

Normalmente, o sentimento é temporário. Entretanto, para alguns pode se tornar um modo de vida, geralmente adotado após um trama para se proteger de dores emocionais e físicas. Quando somos expostos a altos níveis de estresse por um longo período, o corpo parece “desligar” o sistema emocional para nos proteger.

Frieza ou Frio é um termo que designa pessoas que estão cientes de algo, mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoção, especialmente afeto e simpatia. Casos como esses são mais frequentes em assassinos e psicopatas.

Quando a pessoa reprime uma emoção, significa que ela está tentando fazer com que esse sentimento não exista. O problema é que, como o sentimento está sendo apenas ignorado, ele vai continuar ali, crescendo e, provavelmente, incomodando.

O bloqueio emocional age mais ou menos assim. Ele é uma defesa do nosso inconsciente que age para evitar o sofrimento. Entretanto, embora passemos a vivenciar as experiências ruins de forma menos direta, não significa que deixam de nos machucar ou causar incômodo. Lidar com a parte ruim das coisas é difícil.

Fugir das situações
O principal sintoma do bloqueio emocional é exatamente fugir de situações passadas ou traumas. Geralmente, essas situações demandam traquejo social. Esse bloqueio age fazendo com que o indivíduo se autossabote. Isso acontece pelo medo de cometer erros.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

O que significa um distanciamento na relação
Se a pessoa passou a se distanciar um pouco justamente no momento em que o relacionamento ficou mais sério, pode indicar certo medo de comprometimento. A atitude nem sempre é percebida pela pessoa e normalmente está relacionada a situações de abandono em relações anteriores.

Namorado distante: o que fazer?

  1. Não se culpe. Se culpar pelo comportamento do outro é uma tendência comum, porém, não deve ser assim. ...
  2. Mantenha sua rotina. Não pare sua vida porque o namorado esfriou. ...
  3. Se ame e se respeite, primeiro. Lembre-se de que o relacionamento mais importante é o que você mantém com você mesma.

Observe o tempo que ele demora para responder suas mensagens. Se você mandar uma mensagem e ele demorar mais de uma hora para responder, mesmo estando online, ele provavelmente só está sendo educado. Por outro lado, se ele responder na mesma hora e começar uma conversa, é provável que ele goste de você.

Quando realmente quem não te procura não sente sua falta
Não somos inocentes a ponto de imaginar que todas as pessoas que demonstram desinteresse só sentem as coisas de uma maneira diferente. Em muitas ocasiões, o desinteresse é real e é bom para a parte que está sofrendo se afastar.

Não ria descontroladamente e nem chore: mantenha-se estável e tente não demonstrar muita emoção. Seja altivo e imparcial sempre que conversar com alguém. Não fale sobre si. Mantenha distância daqueles que o cercam ao evitar dizer muita coisa sobre sua vida pessoal, seus pensamentos e seus sentimentos.

Manter um diário é uma boa maneira de processar sentimentos. Converse sinceramente com familiares e amigos a respeito de seus sentimentos. Abordar seus sentimentos com outra pessoa é uma válvula de escape sadia que pode ajudar a manter sua saúde emocional equilibrada. Ore pedindo ajuda em vez de soluções.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções.

As desordens emocionais podem mexer com o nosso sistema nervoso, causando algumas reações, como alterações visuais, insônia, formigamento, e também, as enxaquecas e cefaleias. Quando a dor de cabeça não está relacionada a nenhum tipo de doença, ela pode ser o resultado de um esgotamento mental.