O que significa displasia cervical grave?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Uma displasia cervical consiste numa condição pré-cancerígena em que ocorre um crescimento celular anormal na superfície do revestimento do cérvix, ou colo do útero.

Quando o HPV causa lesão no colo do útero, esta lesão passa por três etapas antes de se transformar em câncer. Os médicos costumam chamar estas etapas de neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) grau 1, 2 e 3.

Tabagismo; Atividade sexual precoce; Infecções por herpes e clamídia, ou outras infecções sexualmente transmissíveis; Uso prolongado de anticoncepcionais orais.

Entre seus principais sintomas estão:

  • Claudicação — cachorro mancando;
  • Mudanças na maneira de andar — cão “rebolando”;
  • Sentar-se com as patas mais abertas;
  • Dor na palpação da região;
  • Quedas abruptas,
  • Dificuldade de locomoção — em casos mais avançados, o pet pode inclusive parar de andar, embora consiga mexer as pernas.

Os sintomas que surgem com mais frequência nos casos de displasia mamária são:

  • Dores nas mamas.
  • Inchaço e aumento de volume.
  • Endurecimento mamário.
  • Aumento da sensibilidade.
  • Palpação de nódulos ou cistos.

Displasia tem cura, dependendo do estágio da doença e da região afetada. O tratamento para displasia pode ser cirúrgico ou medicamentoso, dependendo da gravidade do caso.

Displasia refere-se a crescimento não neoplásico desordenado, com alto potencial de transformação em neoplasias malignas. A maioria dos tumores malignos cresce mais rapidamente que os benignos. Porém, existem casos em que alguns cânceres crescem lentamente por anos e só então entram na fase de crescimento rápido.

O tratamento irá depender do grau de displasia do pet. Geralmente, o uso de medicamentos anti-inflamatórios e condoprotetores fazem parte da rotina de animais displásicos. No entanto, em estágios mais avançados da displasia uma intervenção cirúrgica pode ser indicada, além do uso de drogas para dor intensa.

De modo geral, quanto maior o grau de NIC, maior a probabilidade de progressão; é importante destacar, no entanto, que em muitos casos até mesmo lesões de alto grau não evoluem para o câncer, e podem até regredir.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Este exame é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. “O papanicolau é um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero, por meio de raspagem com uma espátula e escovinha. O material é analisado em laboratório e pode detectar lesões pré-cancerosas.

Bebês com displasia broncopulmonar costumam melhorar gradativamente após dois a quatro meses de oxigênio suplementar ou ventilação assistida. Apesar de alguns bebês com DBP muito grave morrerem mesmo depois de meses de cuidados, a maioria sobrevive.

A condição pode causar infertilidade? Essa é uma dúvida muito comum entre mulheres portadoras da displasia do colo do útero. Curci esclarece que a displasia não é capaz de provocar a infertilidade.

O que é Displasia:
Displasia é um termo geral usado para designar o surgimento de anomalias durante o desenvolvimento de um órgão ou tecido corporal, em que ocorre uma proliferação celular que resulta em células com tamanho, forma e características alteradas.

Detectar um quadro de displasia não é nada complicado: basta observar. Em caso de suspeita, exames radiológicos comprovam a síndrome. Tomografia, ressonância e ultrassonografia têm sido os tipos mais utilizados.

Assim, podemos ter diversos tipos de displasias, consoante os locais afetados: displasia óssea, fibromuscular, fibrosa óssea, fibrosa poliostótica, endocondral e cervical uterina, entre outras.

Os exercícios pesados, como deixar o cão correr ao lado da bicicleta, ou de outros veículos, devem ser evitados, pois podem provocar não apenas a displasia como artroses. Deve-se proporcionar um ambiente sempre favorável ao animal e não deixar o cão em pisos lisos.

A neoplasia benigna tem, geralmente, crescimento lento, ordenado e apresentando limites definidos. A neoplasia maligna, também conhecida como câncer, de forma geral, tem um crescimento mais rápido, as células não apresentam diferenciação e invadem tecidos vizinhos.