O que significa discreta anisocitose com microcitose?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Já a anisocitose significa a presença de eritrócitos de tamanhos diferentes. Assim como acontece com a microcitose e com a macrocitose, esta situação pode estar ligada à existência de anemia.

O tratamento deve focar na causa da microcitose. Quando há deficiência de ferro, deve ser feita a reposição via oral ou via endovenosa, dependendo do grau. “Assim como deve ser realizada a investigação do porquê está faltando ferro no organismo, como um sangramento ou deficiência na alimentação”, conta a hematologista.

A microcitose está relacionada com deficiência no ferro e com doenças genéticas que afetam a hemoglobina no sangue. A deficiência de ferro foi identificada como sendo uma característica de alguns tipos de câncer, especialmente do câncer colorretal.

Para o tratamento da anisocitose é preciso tratar a patologia que a originou. Por exemplo, se a razão dessas hemácias desreguladas for uma anemia, será necessário identificar o grau da anemia e então tratar com medicamentos adequados ou alimentação de acordo com orientações médicas.

Outra aspecto peculiar da anemia ferropriva é a grande variação no tamanho (anisocitose) e forma (poiquilocitose) dos eritrócitos. Isto se reflete em um RDW aumentado, o que também é distinto do que ocorre no traço talassêmico. Não há formas típicas no esfregaço, mas a hipocromia costuma ser facilmente visível.

Um valor de RDW elevado significa que os eritrócitos apresentam variação de tamanho superior à geralmente encontrada em amostras de animais saudáveis e normalmente é observado em condições de falha na eritropoiese (deficiência de ferro, vitamina B12, hemoglobinopatias), na destruição aumentada de eritrócitos ( ...

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

Quando elevado, significa que as hemácias se encontram em diferentes tamanhos, ocorrendo o processo de anisocitose, podendo indicar as seguintes comorbidades: Anemias (Ferropriva e megaloblásticas);

Os valores de referência são: normocitose: 81,0 fl (fentilitros); microcitose: menor que 81,0 fl; microcitose discreta: 80 a 80,9 fl e microcitose acentuada: menor que 60 fl.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

A macrocitose caracteriza-se quando as hemácias têm diâmetros que elevam o VCM acima de 100 FL. Entre as suas principais causas estão a deficiência de Vitamina B12, ácido fólico ou tabagismo.

Macrocitose é um termo usado para descrever um aumento de volume dos glóbulos vermelhos, que ficam maiores que o normal. A macrocitose não é uma doença específica, mas pode indicar um problema subjacente que requer avaliação e cuidados médicos.

nome feminino. [ Medicina ] Afecção caracterizada pela presença no sangue de glóbulos vermelhos de dimensões superiores à média.

Dermatologista, Medicina Estética, Otorrinolaringologista.