O que significa dirigir na penumbra?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

É considerada uma situação perigosa, pois contornos e cores ficam pouco definidos, o que torna mais difícil reconhecer objetos, avaliar corretamente distâncias e, principalmente, ver e ser visto. Nessas situações deve-se: manter a luz baixa ligada, reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

A direção defensiva classifica a atenção em três tipos: FIXA, DISPERSA E DIFUSA.

É quando o condutor está disperso, sem ter foco na direção do veículo e no seu entorno. Falar no celular, comer ou conversar demais com os passageiros enquanto dirige são exemplos de atenção dispersiva. A postura dispersa do motorista pode causar acidentes graves.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

O contrário da direção defensiva é a direção agressiva – com ela, o motorista coloca a sua vida em risco, assim como a de outras pessoas.

A sombra e a penumbra surgem quando um anteparo é colocado na frente de uma fonte extensa de luz. Estamos acostumados a nos deparar com a nossa própria sombra ou com a sombra de objetos que nos cercam.

Realize novas aulas de direção
Buscar melhora nos aspectos técnicos e aprender mais são fatores que podem ser muito positivos e ajudar a como perder o medo de dirigir. Dessa forma, você pode praticar mais com o auxílio de um profissional e, aos poucos, ganhar mais experiência e confiança para rodar pelas ruas.

"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Na direção preventiva são utilizadas manobras que têm por objetivo reduzir as chances de o condutor se envolver em uma situação de risco. Já na direção defensiva, as manobras são realizadas para reduzir os impactos de um acidente iminente em uma situação de risco na qual o condutor já se envolveu.

A direção ofensiva/evasiva é um conjunto de técnicas e manobras realiza- das em situação de emergência, como acidentes de trânsito, surpresas na pista, emboscadas para sequestros ou roubos. Por exemplo, perante uma “fechada” inesperada, há que se efetuar uma manobra para sair da situação.

É a visão que indica que princípios básicos devem ser preservados e para qual futuro se deve progredir.

(Customizado): NR-11 – Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros | Senai.

Conhecimento. O primeiro elemento da direção defensiva é o conhecimento. Aqui, nós nos referimos ao conhecimento técnico, ou seja, ao domínio sobre diferentes questões que podem interferir na condução de um veículo. Por exemplo, para dirigir com segurança, é muito importante que você conheça a legislação de trânsito.

A distância de frenagem é a distância que o carro percorre do momento em que o motorista aciona o freio até a parada completa do veículo.

Elementos básicos de um condutor de direção defensiva

  • Estar instruído sobre as leis de trânsito;
  • Possuir conhecimento do veículo que está conduzindo;
  • Dominar o uso dos equipamentos de transporte;
  • Reconhecer condições adversas da pista;
  • Compreender as condições de clima e tempo.

É o percurso que o veículo faz durante o tempo de reação do motorista diante de um perigo – como tirar o pé do acelerador e colocar no freio. A distância percorrida depende da velocidade e da rapidez de reação do condutor.

Apenas para facilitar a compreensão, saiba que existem dois tipos de direção defensiva: Direção preventiva: É a atitude permanente do motorista de modo a evitar acidentes; Direção corretiva: É a atitude que o motorista deverá tomar ao ser exposto a uma situação não prevista, em uma possibilidade de acidente.

A técnica preventiva é a recomendada. Ela é aplicada quando o condutor se antecipa às situações de risco. Exige pouca habilidade do condutor e é considerada de baixo risco. A técnica corretiva deve ser aplicada para remediar uma situação não prevista e que não foi antecipada pelo condutor.