O que significa devolução de mandato?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

Mandado cumprido e devolvido significa que o oficial de justiça encarregado de executar uma ordem judicial cumpriu as determinações do mandado e o devolveu ao juízo de origem, informando que a ordem judicial foi cumprida.

Significa que o Oficial de Justiça foi até o endereço e localizou a pessoa indicada, no qual ela assinou o mandato e ficou ciente do processo que irá responder, e o mandato é devolvido para o juiz como cumprido e positivo.

Mandado Devolvido Não Cumprido/Negativo: significa que tal mandado não fora realizado pelo oficial de Justiça, um exemplo corriqueiro é a falta de citação para o réu apresentar sua defesa/contestação.

Após a seleção da expedição do documento, serão habilitados os campos para indicação da parte objeto da decisão e a data limite de cumprimento (possível prescrição), se for prisão. Em caso de prisão temporária, há mais de um campo para indicação do prazo de prisão.

Quando há um processo concluso, deve-se aguardar a ação do magistrado, antes de alguém realizar outro ato processual. Nem sempre os autos do processo estão com o juiz. Muitas vezes, ele fica na secretaria aguardando algum ato da parte ou outro diligência.

Mandado devolvido não entregue ao destinatário quer dizer que, por algum motivo, o oficial de justiça não encontrou o destinatário para que ele assinasse o documento. Dessa forma, mesmo sem a assinatura, o oficial devolve o mandado ao fórum de origem e comunica o não cumprimento da ação.

Devolver é uma forma simplificada de tramitar um processo de volta à unidade de origem no caso de tramitação indevida ou remover a atribuição de responsável.

Significa que um documento, como um mandado, uma carta ou um telegrama, foi inserido no processo.

Para sociedade, no Portal do CNJ (https://www.cnj.jus.br/bnmp) a consulta pública assegura o direito de acesso de qualquer pessoa que queria consultar os mandados de prisão. Porém, somente estarão disponíveis os mandados com situação “Aguardando Cumprimento” e que ainda estão vigentes.

§ 5º - Inexistindo prazo expressamente determinado na ordem judicial, os mandados serão cumpridos dentro de 45 (quarenta e cinco) dias, ressalvado prazo menor genérico por determinação pelo Juiz Corregedor Permanente da SADM ou, onde não houver, do Ofício Judicial.

PROCESSO ELETRÔNICO. TERMO INICIAL DO DOS 15 (QUINZE) DIAS.

Portanto, quando se diz que um mandado foi recebido para cumprimento, significa que o oficial de justiça responsável já está de posse das instruções do juiz e deve dar prosseguimento às ações necessárias para executar as determinações contidas no mandado.

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Qual o prazo para cumprimento do mandado pelo oficial de justiça? O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição.

O dinheiro costuma ser compensado em até 10 dias. (No caso de alvará eletrônico, o valor é depositado automaticamente na conta de destino, sem necessidade de ir ao banco.)

A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias. O Conselho Nacional de Justiça sugere, ainda, que o processo tenha andamento a cada 30 (trinta) dias.