O que significa deviam?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe.

Ter por obrigação; estar obrigado a; ser devedor de; estar em agradecimento; ter de; ser provável; ter dívidas; obrigação de fazer ou deixar de fazer alguma coisa, imposta por lei, pela moral, pelos usos e costumes ou pela própria consciência.

Quando usar cada um? Devia - pretérito imperfeito do verbo "dever"; Deveria - futuro do pretérito do mesmo verbo. O pretérito imperfeito indica algo ocorrido no passado, mas não totalmente concluído, o que dá uma ideia de continuidade, de duração no tempo.

Havia: como usar? A palavra “havia” indica a terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo “haver”. Este verbo, quando usado no sentido de “acontecer”, “existir” e “ocorrer”, é impessoal e não possui sujeito, e consequentemente não é flexionado, permanecendo no singular.

Acontece que na linguagem falada, provavelmente por comodidade, costumamos dizer podia no lugar de poderia. No português de Portugal, aliás, este uso do imperfeito pelo futuro do pretérito é bastante comum. Vale o mesmo para devia/deveria.

Deveriam vem do verbo dever.

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.

1 tendo que, tendo de, necessitando, precisando, carecendo. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Devotando-se: 2 devotando-se, consagrando-se, obrigando-se, aplicando-se, dando-se.

Sinônimo de deveriam
4 sinônimos de deveriam para 2 sentidos da palavra deveriam: Ter obrigação de: 1 precisariam, necessitariam, careceriam.

Advêm vem do verbo advir. O mesmo que: provêm, ocorrem, sobrevêm, sucedem, acrescem, resultam, procedem, nascem, originam.

Relacionadas ao verbo dever, as duas formas existem em Língua Portuguesa e estão absolutamente corretas, porém, deveria e devia correspondem a tempos verbais diferentes e, por isso, são usados em contextos variados da mesma forma.

1 tem que se, tem de se, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se, é recomendado, é preciso, é necessário, é obrigatório.

As duas formas são corretas.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

Cido ou sido: qual é a forma correta? Na dúvida sido ou cido, temos uma escrita errada e outra correta: sido, no caso, é o termo correto que deve ser usado como particípio do verbo ser. Já cido é um desvio linguístico, e não deve ser utilizado.

Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.

Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.

O “por favor ” pode ser usado no começo, no meio ou no fim da frase , sempre sendo separado do restante da oração pelo uso de vírgulas. Obséquio é um dos sinônimos mais utilizados de por favor , mas costuma ser empregado em comunicações mais formais.

Por exemplo:

  • Talvez, se tivesse me dedicado mais, eu poderia ter passado no concurso;
  • Ele poderia ter chegado a tempo se tivesse se planejado melhor.

Poderia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguiria, lograria, suportaria, aguentaria, toleraria, exporia.