O que significa Deus é o suficiente?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Deus é uma palavra forte, que transmite segurança, certeza, perfeição e poder absoluto. Não é como uma palavra qualquer que define algo ou alguém, simplesmente. Deus é espírito, infinito, eterno, inigualável, imutável, pleno de sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade.

Quando o apóstolo Paulo pediu ao Senhor que o livrasse de algo que lhe fazia sofrer, ele ouviu como resposta exatamente essas palavras: “A minha graça te basta” (2 Coríntios 12:9). Neste estudo bíblico iremos entender melhor o significado da frase “a minha graça te basta”.

2 Coríntios 12:9 ARC
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

O que significa "Graça de Deus"
No cristianismo, graça é o dom gratuito de Deus ao homem num encontro transformante em que a criatura humana é restaurada. Através da graça, Deus confere ao homem a participação na vida divina fazendo-o Seu filho adotivo.

A humildade é uma condição essencial para obtermos ajuda divina. O quarto princípio é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. Paulo ensinou: “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

O que é graça? É favor imerecido. Isso por si só nos torna totalmente dependentes de Deus, pois tudo que somos e temos provém dEle. Foi Ele quem nos amou primeiro e se entregou por nós na cruz, na pessoa de Seu Filho, Jesus.

438) o dom pode ser considerado como “qualquer habilidade que é concedida pelo Espírito Santo e usada em qualquer ministério na igreja”. A partir destas definições pode se entender que os dons tanto se relacionam com capacidades espirituais quanto com milagres como profecias, milagres de cura e etc.

Apenas demonstra que ele, mesmo com as limitações humanas, comuns a todos nós, conseguiu superá-las, legando a toda humanidade um exemplo de fé e superação.

9 E disse-me: A minha agraça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na bfraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim chabite o poder de Cristo.

Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.

Salmos 63:3 ARA
Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” A vida neste mundo acaba, mas a alma é eterna.

Por ter tomado esta decisão, sua vida deve manifestar as seguintes provas e evidências: (1) frutos de arrependimento; (2) presença e testemunho do Espírito Santo em seu coração; (3) desejo crescente de nunca deixar este caminho, perseverando na sua fé até o fim.

Para resumir a diferença, a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

O que significa a glória de Deus. A glória de Deus (kãbhôdh ou doxa) significa dignidade, honra, vitória, proteção, reputação, esplendor, a manifestação do poder de Deus onde é preciso; e descreve a revelação do caráter e da presença de Deus na pessoa e na obra de Jesus Cristo.

A graça é uma dádiva do Pai Celestial concedida por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. A palavra graça, conforme é usada nas escrituras, refere-se basicamente ao poder capacitador e à cura espiritual oferecidos por meio da misericórdia e do amor de Jesus Cristo.

Quando ouvimos a Palavra de Deus, ela vai penetrando o nosso ser, o nosso coração; ela vai transformando os sentimentos da nossa alma e os pensamentos da nossa cabeça. A Palavra de Deus tem o poder de nos transformar, por isso o grande esforço do nosso ser cristão é para ouvir Jesus, é para ouvir a Sua Palavra.

A salvação é recebida através da graça. É um dom de Deus. A Bíblia diz em Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.”