O que significa determinada droga psicoativa causa dependência?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Dizer que determinada droga psicoativa causa dependência significa dizer que essa droga causa modificações no organismo que faz com que ele dependa quimicamente do uso dessas substâncias.

O que são substâncias psicoativas? São substâncias que agem no cérebro, alterando as sensações, o estado emocional e o nível de consciência.

A dependência de substâncias psicoativas é uma síndrome cujo elemento central é um desejo intenso de consumir a substância.

As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.

As drogas atuam no cérebro afetando a atividade mental, sendo, por essa razão, denominadas psicoativas. Basicamente, elas são de três tipos, os quais particularizamos a seguir. São drogas que diminuem a atividade mental. Tais drogas afetam o cérebro, fazendo com que ele funcione de forma mais lenta.

Que é firme e decidida: 2 determinada, objetiva, real, prática, imparcial, concreta, direta, reta, aberta, frontal, clara, sem rodeios, franca, sincera, explícita, tenaz, valente, firme, inabalável, perseverante, convicta, resoluta, corajosa, ousada.

O homem faz uso dessas substâncias desde a antiguidade, como para suportar algumas adversidades no ambiente em que viviam, como o cansaço. Em seguida, essas substâncias passaram a ser utilizadas em rituais religiosos, como forma de cura, ou recreativamente.

Resposta. Resposta: A dependência ocorre porque algumas substâncias possuem maior potencial de liberar a dopamina, neurotransmissor responsável por provocar a sensação de prazer e motivação.

As drogas psicoativas, são substâncias químicas que têm o poder de modificar o funcionamento do SNC (Sistema Nervoso Central), o que acaba alterando algumas funções do corpo. São classificadas de acordo com os efeitos que causam ao organismo, existem as chamadas depressoras, estimulantes e alucinógenas.

O primeiro grupo é o das depressoras, que diminuem a atividade cerebral – a pessoa fica “devagar”. No segundo grupo estão as estimulantes, que fazem com que a pessoa fique “ligada”. O terceiro grupo é o das perturbadoras, que alteram o funcionamento cerebral.

Heroína

Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

Usuários de cocaína podem ficar com cicatrizes nas mãos em razão das injeções constantes. Fumantes de crack apresentam lesões nas palmas das mãos e dos dedos devido às queimaduras deixadas pelo cachimbo em que consomem a droga. Consumidores de heroína podem ficar com manchas escuras na língua.

Apresentando uma nova escala relacionada aos danos para os usuários e para a sociedade, o álcool aparece como a droga mais nociva, quase três vezes mais perniciosa do que a cocaína e o tabaco. Segundo essa escala, a heroína e o crack são a segunda e a terceira drogas mais nocivas.

Mas, destas toxinas que são introduzidas no organismo, alguns problemas podem surgir ao longo do tempo, como: Doenças cardiovasculares. Transtornos mentais. Doenças respiratórias.

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

Quem tem um consumo mais intenso, a droga pode ser identificada mesmo após 30 dias. No sangue, por ser metabolizada com agilidade pelo corpo, ela raramente será detectada após 24 horas após o uso, em usuários eventuais. Quem tem um consumo frequente, a droga pode ser detectada no sangue em um período de até 7 dias.

Determinação
Quem é determinado persiste firmemente para conseguir o que quer e alcançar seus objetivos. São pessoas que acreditam muito nas suas metas e têm coragem para ultrapassar qualquer obstáculo e ir atrás do que desejam.

Uma pessoa determinada é aquela que tem metas claras e definidas. Ela também tem a certeza de que atingirá seus principais objetivos e energia para trabalhar em seus projetos.

O conceito de determinação é ter a certeza íntima de direcionamento. Ser determinado é ter metas claras e definidas e uma convicção plena de que irá alcançá-las. A pessoa determinada possui uma vontade inquebrantável de atingir seus objetivos e tira sua motivação dessa fonte inesgotável de energia.

Álcool

1. Álcool - De acordo com a pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, a droga mais usada no Brasil é o álcool.