O que significa desfazer as ataduras do jugo?

Perguntado por: obittencourt8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Se o propósito de nosso jejum for a busca de maior eficácia para ensinar o evangelho e servir ao próximo em nossos chamados da Igreja, por certo estaremos empenhados em '[desfazer] as ataduras do jugo' [ou seja, aliviar os fardos] das pessoas.

O jejum verdadeiro é aquele em que partilhamos o alimento com quem não tem, a prática da caridade faz parte do jejum. O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede.

Isaías 57 contém uma mensagem de repreensão e julgamento para o povo de Israel. O capítulo começa com uma condenação da maldade e da idolatria que prevalecia entre o povo. Isaías declara que os justos pereceram e que ninguém entende a gravidade de seu pecado.

No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição. Exemplos: “Em alguns países que cultuam o islamismo é claramente observado o pesado jugo ao qual são submetidas às mulheres”. “O escravo vivia sob o jugo do seu senhor”.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…), Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos.

A palavra “ataduras” aqui se refere às restrições impostas por sua autoridade. A figura de linguagem provavelmente é tirada da fixação de um jugo em bois, ou as faixas ou cordas que eram usadas na aradura - as bandas do jugo são significativas de sua sujeição à autoridade ou vontade de outra.

O Senhor nos promete não apenas o poder de superar todos os nossos pecados, como também promete luz, saúde e retidão na vida, e promete envolver-nos e proteger-nos com Sua glória, exatamente como fez com os filhos de Israel” (“Fasting with Power” [Jejuar com Poder], Ensign, abril de 2009, pp. 64, 66).

Iniquidade na bíblia
Nas religiões cristãs, a iniquidade é o desrespeito e negação das leis e mandamentos sagrados de Deus, sendo mencionada diversas vezes no Velho e Novo Testamento da Bíblia Sagrada. A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante.

40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto. Jejum à base de pão e água: é aquele em que a pessoa quando faminta e sedenta come somente pão e bebe apenas água.

Devemos Orar Quando Jejuamos
Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Durante o jejum é bom consumir bebidas que trazem bem-estar, como água de coco, chás de camomila, erva-doce, capim-cidreira, hortelã, hibisco e carqueja. O café aumenta a ansiedade e a vontade de comer.

5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Devemos compreender que os caminhos de Deus, bem como seus pensamentos são infinitamente diferentes dos nossos. Muitas vezes Deus nos levará por caminhos diferentes para que possamos alcançar os seus propósitos.

Isaías 55:3–4—Por Que Ele Está Falando sobre Davi? O “Davi” aqui mencionado se refere na verdade a Jesus Cristo, que era herdeiro legítimo do trono de Davi.

Jesus chama, se pensarmos bem, a todos nós, cansados e oprimidos, provados pela vida, como um dia vai querer nos levar para um lugar especial, para que, como seus discípulos, nós descansemos. O Senhor nos chama a si, mas nos oferece um outro peso: o seu! Um jugo que nos faz descansar.

Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7). Vaso é uma pessoa muito usada por Deus em profecia, em revelação, em mistério, na palavra ensinada e etc. Seja vaso de Deus. Deus quer te usar, vaso.

Paulo incentivou os santos da Galácia a recuperar a fé em Jesus Cristo e confiar que é apenas por meio Dele, e não pela obediência à lei de Moisés, que podemos alcançar a salvação.

O jugo equilibra a carga, tornando-a mais fácil de ser levada. Além de seu significado literal, o conceito de jugo também aparece em muitas escrituras como metáfora de escravidão ou servidão; ver Jeremias 28:2; Alma 44:2.)