O que significa desculpa pelo transtorno?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
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1- No sentido de expor as razões que eliminam ou atenuam a própria culpa, ambos podem ser usados, obedecendo às seguintes regras: A- Não pronominal, com um complemento sem preposição ou sem complemento (“Desculpar algo” ou “Desculpar”): – Desculpem o transtorno.

1. Perdão de culpa ou ofensa. 2.

Dizemos desculpa, quando tratamos a pessoa por tu; dizemos desculpe, quando não a tratamos por tu. Dois exemplos: Tu tens razão, mas desculpa, que eu não sabia disso. Você/O senhor/O meu caro amigo, etc., tem razão, mas desculpe, que eu não sabia disso.

O que considerar na hora de pedir desculpas para um cliente

  1. Ser honesto, sincero e genuíno;
  2. Ter empatia com o consumidor e buscar maneiras de recompensá-lo pelo erro, buscando uma solução satisfatória para as partes;
  3. Demonstrar ao cliente que você deseja consertar o erro de maneira definitiva.

Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25). Podemos pensar, a partir das palavras de Jesus, que é possível vivermos uma vida liberta, sem amarras, em paz conosco e em harmonia com Deus.

Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão. Da mesma forma, boas desculpas não precisam de perdão – já que o perdão exige culpa – e se você quer ser perdoado, não há desculpas para o que fez – pois pedir perdão é assumir a culpa.

Tire um tempinho para pensar no que fez.

  1. Assuma a responsabilidade por suas ações. O pedido de desculpas deve ser feito de acordo com o mal causado. ...
  2. Faça uma lista de todos os motivos pelos quais a pessoa possa estar chateada.
  3. Meditar também ajuda bastante.

Pedir desculpas é um dos hábitos mais comuns do ser humano e, ao praticá-la, estamos demonstrando respeito e afeto com o outro e com nós mesmos. No entanto, segundo a psicanalista Andréa Ladislau, essa atitude em excesso pode sinalizar problemas emocionais e psíquicos que precisam de atenção.

O verbo “incomodar” diz respeito ao ato de causar incômodo, irritar, aborrecer. Além disso, também pode ser aplicado como o ato de se preocupar, se dar ao incômodo de tomar uma determinada atitude.

“Pedir desculpas é algo muito gentil de fazer, mas pode te colocar numa situação inferiorizada. Não mostra autoridade, não é assertivo e, com frequência, as pessoas parecem mais poderosas quando não se desculpam por seus atos”, disse o especialista ao site CNBC.

O ato de pedir desculpas é uma forma de expressão de arrependimento por algo que fizemos e temos a intenção de consertar. Esse ato, também pode deixar quem o recebe, se feito verdadeiramente, em uma situação mais confortável para a resolução do conflito, dando abertura ao diálogo.

Alegação atenuante ou justificativa de culpa, ofensa, descuido. 3. Escusa, pretexto.

Até um "Obrigado por se desculpar" ou "Fico feliz com o seu pedido de desculpas. Obrigado" já serve. Seja sincero na hora de ouvir o que a pessoa diz. É correto e normal esperar um pedido de desculpas sincero, mas você também tem uma responsabilidade: escutar com atenção ao que a pessoa fala.

Procure sinais de que o pedido é sincero.
Uma boa desculpa deve: Expressar remorso. Por exemplo, “Eu me sinto muito mal pelo que fiz ontem”. Mostrar que a pessoa assumiu a responsabilidade e reconhece o impacto que o que ela fez causou.

Em casos de demora, a saída pode ser substituir “desculpe o atraso” por “obrigado pela paciência [em me esperar]”. Se for em uma situação de estresse, troque o “sinto muito, você está estressado” por “notei que você está atarefado. Posso ajudá-lo? Precisa de uma pausa?”.

Sempre que possível, tente se desculpar cara a cara. Olhar nos olhos da pessoa, mostrar uma expressão facial sincera e se colocar em uma postura que mostre abertura (sem os braços cruzados e encarando a pessoa de frente) também ajudam na hora do perdão.

É difícil pedir perdão porque implica humildade e implica mudar de uma lógica de “ganhar ou perder” para uma logica de “dar e receber”.