O que significa desconto indevido?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O desconto indevido na aposentadoria é um fenômeno que afeta muitos brasileiros que estão aposentados. Esta prática consiste na descontinuação dos valores devidos aos aposentados, ou seja, o Estado realiza descontos em seus benefícios sem autorização dos interessados.

O empréstimo consignado indevido acontece quando a operação não é realizada conforme a vontade do consumidor. O empréstimo indevido pode acontecer quando o consumidor não o solicita mas ele é simplesmente depositado na conta bancária dele.

Primeiro, é possível abrir um requerimento pelo site do INSS ou direto em uma agência, pedindo a imediata suspensão do desconto indevido na aposentadoria. A instituição irá avaliar o requerimento e, caso constate a irregularidade, irá providenciar a restituição dos descontos indevidos na aposentadoria pelo INSS.

A CLT dispõe o seguinte sobre os descontos no salário: Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Em caso de dano causado pelo empregado, somente é lícito o desconto salarial, quando caracterizada a sua culpa ou dolo, bem como na hipótese em que esta possibilidade tenha sido acordada previamente. Aplicação do art. 462, § 1º, da CLT. Espécie em que não há prova de que o empregado tenha dado causa ao dano.

Como devolver um valor recebido de forma indevida? Caso você perceba que recebeu alguma quantia de forma indevida e deseja devolver antes da cobrança do INSS, entre em contato pelo portal do Meu INSS ou telefone 135 e faça o pedido. Assim, os agentes do INSS vão lhe orientar qual passo a passo seguir.

O empréstimo consignado que é aquele que tem suas parcelas descontadas da aposentadoria ou pensão, mensalmente, pode ser cancelado nas seguintes situações: Direito de arrependimento; Não reconhecimento da dívida (fraudes ou golpes de terceiros); Se comprovado o descumprimento de qualquer cláusula contratual.

Existem ainda outras formas de cancelar o empréstimo. O cidadão pode buscar o auxílio do Procon da sua cidade ou região ou fazer reclamação no SAC ou na Ouvidoria da própria instituição financeira. Porém o caminho mais adequado ainda é através do Portal do Consumidor.

Como o golpe funciona
Os golpistas solicitam os dados pessoais, bancários e fotografias da vítima, sendo comum enviarem um formulário através de um link do Whatsapp e abrem contas nos nomes das vítimas. A partir disso eles fazem a contratação [de um empréstimo] sem a permissão da vítima”, completa o delegado.

Como solicitar devolução de juros de empréstimo consignado?

  1. Separar a documentação do seu contrato. ...
  2. Identificar os problemas. ...
  3. Entrar com ação para solicitar a devolução de juros de empréstimo consignado. ...
  4. Receber a devolução.

Acesse o Portal do Consumidor e siga as orientações. Ligue para 135. Obrigatória: Número do CPF.

O desconto do INSS é uma porcentagem em cima do salário do trabalhador que é usado como maneira de contribuir com a previdência, garantindo benefícios ao trabalhador futuramente. Esse valor é descontado diretamente da folha de pagamento do trabalhador, antes mesmo dele receber o valor líquido de seu salário.

Como saber o tempo de contribuição
O documento mostra se os recolhimentos foram feitos corretamente pela empresa ou pelo autônomo todos os meses. É possível descobrir que períodos estão pendentes e se o trabalhador está perto ou não de se aposentar. O extrato pode ser consultado no portal www.meu.inss.gov.br.

O INSS não pode descontar contribuição do benefício do aposentado que não trabalha. Além disso, antigamente, não era permitido o desconto superior a 30% do salário do aposentado, seja em empréstimo ou dívida com o INSS. Porém, este limite teve alteração pelo governo federal em 2022.

E justamente por ser uma conta salário, não é permitido descontar nenhum valor. Isso porque o salário é protegido pela legislação, mais especificamente no Artigo 833 da Lei nº 13.105. Ele é considerado impenhorável e, portanto, o banco não pode se apropriar de valores oriundos de uma conta salário.

Ao longo desse conteúdo, foi possível esclarecer que o desconto no salário é permitido, desde que não ultrapasse 70% do salário do colaborador e não desrespeite as condições estabelecidas nas regras da CLT.