O que significa desconstruir uma ideia?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Esse verbo refere-se ao desmantelamento, através de uma análise intelectual, de uma certa estrutura conceitual. A desconstrução é realizada destacando as ambiguidades, falhas, fraquezas e contradições de uma teoria ou de um discurso.

Desconstruir um texto não é procurar o seu sentido, mas seguir os trilhos em que a escrita ao mesmo tempo se estabelece e transgride os seus próprios termos, produzindo então um desvio [dérive] assemântico de différance.

O objetivo da atividade de desconstrução de textos é a análise das principais partes da obra, tendo sempre como referência o todo. Isso faz com que, embora esta seja uma síntese, não se trate de um resumo.

12 sinônimos de desconstruir para 1 sentido da palavra desconstruir: Desfazer, para possivelmente reconstruir: 1 desfazer, desmanchar, desmontar, desmantelar, despedaçar, destroçar, destruir, quebrar, romper, desestruturar, desagregar, espatifar.

A ideia de desconstrução é sobre quebrar 'verdades' historicamente construídas e não se prender aos conceitos pré-estabelecidos, ouvindo pessoas com outros lugares de fala não hegemônicos.

Obrigada.” (Twitter) DEFINIÇÃO: Aquele que rejeita preconceitos e não se conforma com papeis convencionais ou opiniões consideradas hegemônicas, principalmente em relação a temas como gênero e cor.

Com efeito, tal como a fenomenologia, a desconstrução não é uma teoria, mas um método, ou, antes, uma série de métodos e de técnicas que, de um modo ou de outro, revelam e expõem a não-identidade do pensamento e do pensador, se é que ele é pensador. Mas como desconstruir um pensamento ou um pensador?

Várias são as escolas de arte que experimentam aquilo a que chamam desconstrução da arte. Desconstruir (des+construir) – desfazer a construção de; destruir; desmontar. Com base no trabalho de Ursus Wehrli desafiei os alunos a desconstruir pinturas famosas, organizando os elementos por tamanho, cor ou forma.

A desconstrução na vida é um processo de desfazer o que foi feito usando como base a consciência. Nós não fomos criados para a destruição, mas sim para construção, desconstrução e reconstrução. A vida são construção, desconstrução e reconstrução. A destruição é algo externo que vem sobre nós.

O termo apareceu por primeira vez na década de 1980, como uma idéia desenvolvida pelo filósofo francês Jacques Derrida.

Assim, o desconstrucionismo de Derrida não significa uma destruição porque ele não se baseia na relatividade, mas na naturalidade das oposições.

Uma ética da desconstrução é assombrada fortemente pela proximidade teórica de Derrida com Emmanuel Levinas, no que toca a um idioma filosófico, a uma resposta à tradição, bem como a uma dívida em duas direções: uma dívida com a herança fenomenológico-ontológica e o que dela permaneceu faltoso em resposta às questões ...

O desconstrutivismo surge e faz parte de uma das estratégias do filósofo francês do século XX, Jacques Derrida. Há procura por desconstruir a estrutura, ou seja, formatos sedimentados e promove a reflexão sobre a estrutura dos signos e a discussão dos sentidos das estruturas estudas (FOGG, 2013).

Jacques Derrida foi o criador da teoria da desconstrução, divulgada inicialmente nos anos 60, uma metodologia que propõe uma análise particular dos textos.

Para construir é necessário desconstruir. Tenho comigo que somos seres edificáveis, capazes de nos transformar, e para esse fenômeno acontecer é necessário que algumas coisa sejam desconstruídas.

Desconstruindo vem do verbo desconstruir. O mesmo que: desmontando, desmanchando, abalando.