O que significa derrubar sal?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Sal era sinónimo de dinheiro e, por isso, derramá-lo não era algo bom (para a carteira). Era como deitar dinheiro fora, basicamente. Com o tempo, é possível que a crença tenha evoluído para a superstição que hoje conhecemos.

Comer uma mulher no sentido sexual, roubar um otário, matar mané.

Uma das explicações diz que o sal representa a vida, e era tão valioso na Roma Antiga que era utilizado com moeda para pagar os soldados. Inclusive, é daí vem a palavra “salário”. Para evitar a má sorte financeira, a superstição manda apoiar o saleiro na mesa antes de outra pessoa poder usá-lo.

Significado de Derrubar
Destruir; provocar estrago; devastar alguma coisa: a enchente derrubou o bairro. Vencer; dominar ou estabelecer alguma coisa através da dominação: derrubou o oponente com estratégia.

Além de ser um grande aliado na cozinha na hora de temperar aos pratos, o sal também possui poderes místicos. Poucos sabem, mas ele é capaz de livrar as pessoas e os ambientes das energias negativas - entende-se por energia negativa toda vibração que prejudica a saúde física, espiritual e emocional dos indivíduos.

Proteger-se de energias negativas
No início de cada mês, jogue um punhado de sal grosso atrás da porta de sua casa. Enquanto faz isso, pense que sua casa ficará protegida das energias negativas.

Para aumentar o cuidado das pessoas, passou-se a dizer que derrubar sal dava azar. O mito se reforçou graças ao pintor Leonardo da Vinci, que retratou um saleiro caído em frente a Judas no quadro A Última Ceia.

4. Espantar o azar. Encha um pote de barro pequeno com sal grosso e enterre seis pimentas dedo-de-moça nele. Ao lado do pote, acenda uma vela roxa sobre um pires, com cuidado para não se queimar, e reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria pedindo proteção ao seu santo de devoção.

Superstições de sorte

  1. Jogar sal sobre o ombro esquerdo.
  2. Cruzar os dedos.
  3. Ferradura. – (Chiquinha/Mundo Estranho) ...
  4. Olho turco (ou olho grego) – (Chiquinha/Mundo Estranho) ...
  5. Trevo de quatro folhas. – (Chiquinha/Mundo Estranho) ...
  6. Pé de coelho. – (Chiquinha/Mundo Estranho) ...
  7. Figa. – (Chiquinha/Mundo Estranho)

Aqui segue o que Richard diz sobre como atrair boa sorte:

  1. Maximize oportunidades: continue tentando coisas novas.
  2. Escute sua intuição: especialmente em uma área que você tem experiência, confie em sua intuição.
  3. Acredite em boa sorte: seja otimista. ...
  4. Transforme a má sorte em boa: não se prenda às coisas ruins.

Sal nunca em mãos – ao passar o sal ou saleiro apoie sobre a mesa – nunca entregue nas mãos da outra pessoa. Há uma superstição (em várias culturas ) que não se passa o sal diretamente… Facas, tesouras e outros cortantes – sempre são passadas com o o cabo voltado para a pessoa que pediu.

Para obter sucesso em um negócio ou empreendimento, coloque três pedrinhas de sal grosso na sua carteira ou na bolsa, mentalizando o que deseja. Quando estiver no lugar em que o investimento será realizado, pegue o sal e deixe-o, sem que alguém perceba, em um cantinho no local.

Entre as superstições e crenças universais, me parece que a proibição de passar o saleiro de mão a mão nunca fez parte do quotidiano brasileiro. A explicação histórica poderia ter tido sua origem no custo elevado, na antiguidade, deste precioso produto.

Cubra o fundo do copo com o sal grosso e depois coloque água até preenchê-lo, coloque o carvão vegetal na água e deixe atrás da principal porta do ambiente que você deseja purificar. A mistura irá absorver toda energia ruim, e ela deverá ser trocada toda vez que o pedaço de carvão afundar.

Proteger-se de energias negativas
No início de cada mês, jogue um punhado de sal grosso atrás da porta de sua casa. Enquanto faz isso, pense que sua casa ficará protegida das energias negativas. Reze um Pai-Nosso e, para finalizar, varra o sal para fora, como se estivesse empurrando a negatividade para longe de você.